Sempre que os professores se esforçam por mostrar ao País que estão descontentes, os dirigentes da FNE surgem a tentar tirar partido do esforço alheio. Agora voltam à carga com esta despropositada e infeliz ideia. Como se os que gastam os sábados do merecido descanso desejassem avaliadores especializados. Tretas! A avaliação, por mais parâmetros, indicadores e factores de ponderação que envolva, terá sempre uma forte componente intuitiva. Daí, ser muito mais razoável valorizar a experiência profissional para a função de avaliador. O que da FNE querem é agradar aos associados do ensino superior: a ralé gastará uma "nota preta" na Universidade, verá uns PPS com umas grelhas a "preceito", arrastar-se-á em pós-laboral a ouvir umas abébias e depois, quando tiver o alvará, todos dirão: Ai, agora sim! Agora é que é, que competência!... Ai eu assim, com um senhor de pasta, engravatado e com três dossiers de parâmetros, já nem penso noutra coisa a não ser na progressão por mérito. Tenham juízo na cachimónia.Páginas
▼
segunda-feira, junho 01, 2009
O homem da regisconta
Sempre que os professores se esforçam por mostrar ao País que estão descontentes, os dirigentes da FNE surgem a tentar tirar partido do esforço alheio. Agora voltam à carga com esta despropositada e infeliz ideia. Como se os que gastam os sábados do merecido descanso desejassem avaliadores especializados. Tretas! A avaliação, por mais parâmetros, indicadores e factores de ponderação que envolva, terá sempre uma forte componente intuitiva. Daí, ser muito mais razoável valorizar a experiência profissional para a função de avaliador. O que da FNE querem é agradar aos associados do ensino superior: a ralé gastará uma "nota preta" na Universidade, verá uns PPS com umas grelhas a "preceito", arrastar-se-á em pós-laboral a ouvir umas abébias e depois, quando tiver o alvará, todos dirão: Ai, agora sim! Agora é que é, que competência!... Ai eu assim, com um senhor de pasta, engravatado e com três dossiers de parâmetros, já nem penso noutra coisa a não ser na progressão por mérito. Tenham juízo na cachimónia.
Tens razão no que dizes, mas pelo menos essas pessoas terão mais "moralidade" para avaliar...
ResponderEliminarMas pau que nasce torto...
(espero que no domingo já comecemos a mostrar "quantos somos", afinal!!)
o que diz tem toda a logica:
ResponderEliminarum professor é melhor que outro apenas e só porque deu aulas mais tempo, tudo o resto é irrelevante.
é este o modelo correcto, ao contrário do modelo que o sócrates queriam impor, que era de avaliar cada professore conforme o que realmente fazer e o que os alunos aprendiam. ora, como é obvio, este modelo é errado visto que o que interessa a nós professores não é que o aluno aprenda mas sim que o nosso ordenado aumente todos os anos e que fiquemos sempre na escola que queremos, mesmo que haja professores mais novos e/ou que consigam que os alunos tenham melhores resultados.