domingo, janeiro 27, 2008

Autista?

Os noticiaristas como as calhandreiras, sempre que palpitam que um assunto ou expressão têm "pinta" para vender, colam-no na caneta ou na língua, como lapa que se afinca à rocha. Agora até José Alberto Carvalho ("Expresso/26-1-2008), que não é propriamente um novato, dá em adjectivar os políticos de autistas. Este tipo de linguagem revela, por um lado um desconhecimento da problemática que o autismo constitui, e por outro lado que uma preocupante falta de juízo que tende a resvalar insensatamente para a caneta. Na verdade, uma boa parte das crianças que apresenta quadros comportamentais relacionados com o espectro do autismo, revela -os que utilizam linguagem verbal- dificuldades (mais ou menos graves) na pragmática, saindo com frequência do contexto e do tópico da conversa.
É certo que tenho dado pouca atenção aos noticiários e até aos jornais, mas não me consta que a Ministra de Educação ande a falar de patinagem, nem que o Ministro da Saúde fale amiúde de Física Quântica. Para além disso, não vejo como é que escritos com esta profundidade podem contribuir para ajudar a comunicar com os autistas, ou para melhorem a visão dos políticos.

2 comentários:

saltapocinhas disse...

eles não são autistas, são completa e totalmente ATRASADOS MENTAIS!!

(desculpa o politicamente incorrecto deste comentário -sei que o assunto das deficiencias te é particularmente caro - mas não encontro outras palavras para classificar algumas ideias de jerico deste governo, em especial da ministra da educação!!)

José António disse...

Adiantados também serviria, mas tu é que sabes. De qualquer das formas não percebo que culpa têm disso os atrasados, os autistas, os invisuais, os de baixa visão, os diabéticos, os fumadores, os cancerosos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...