quarta-feira, julho 26, 2006

Inclusão

Image Hosted by ImageShack.us Inclusão

Várias Escolas têm levado a efeito um trabalho louvável no domínio da inclusão escolar e social, discriminando positivamente crianças e jovens provenientes de meios sócio-familiares desfavorecidos. Têm até desenvolvido, para além da componente lectiva, actividades que visam o convívio de crianças, jovens e adultos, promovendo eventos diversos em vários contextos, tendo como objectivo uma melhor compreensão das diferentes culturas. Os professores acreditam que esse clima de convivialidade, propiciador da comunicação entre pessoas de culturas diferentes, poderá ser conducente a atitudes mais adaptadas no âmbito da diversidade cultural.
À parte este esforço há o "género desenrascadinho". A apresentação de slides que aqui deixo, diz respeito à cidade de Quarteira. Mesmo com o Presidente Cavaco a precorrer o País evidenciando preocupação com os excluídos e a dedicar uma visita a esta cidade, preocupado com o lobbi da construção, "o género desenrascadinho" não faz por menos: "Todos juntos e fé na Escola". Reparem, o Bloco é "bairro social ao alto" e a escolinha está lá para fazer a inclusão (sim que eles têm de provar que são competentes e nós vamos avaliá-los pelos resultados).
Tudo isto é feito sem que se oiça um professor que seja. Para quê?
Existe em Quarteira um movimento independente dos partidos políticos que têm como bandeira "Quarteira a Concelho". Na população há, desde longa data, um descontentamento generalizado pela forma como esta cidade é gerida e há também uma forte desconfiança que não é só o lobbi da construção a impedir que Quarteira seja hoje sede de Concelho. Este saque é vergonhoso! Se ao menos levassem o dinheiro dos impostos que pagamos e vissemos alguma coisa com pés e cabeça...
Para ser sincero e drástico, suponho que Quarteira pode tornar-se inabitável. Como é possível desbaratar este potencial de Mar e Sol?

2 comentários:

Anónimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...