sábado, julho 22, 2006

Parabéns a você!

Image Hosted by ImageShack.us

Já lá vão vários anos... A classe política fervilhava de entusiasmo e pairava sobre algumas cabeças, uma vontade desmedida de servir o povo. Para a educação anunciava-se paixão que, ao contrário de conveniência, dura menos, mas tem a vantagem de ser mais envolvente. Do enlace afectivo, decorreria competência e daí à qualificação do ensino, um passo curto e três toques de melena (quem não se lembra da melena de Guterres?).
Tomava-se como recomendável a participação de maior número de professores, de encarregados de educação e até de alunos, nos diferentes órgãos de gestão e administração das escolas. Para regular o novo regime, legislou-se abundantemente. Alguns sábios, daqueles que estão sempre a ver coisas, viram aqui uma forma de os políticos se desresponsabilizarem. Porém, a ideia de democratizar a Escola tinha um pressuposto teórico de difícil contra-argumentação: se a democracia tem sido o motor do desenvolvimento em diversas áreas, com alguma certeza poderia impulsionar a mudança no ensino/educação.
Estamos muito próximo de comemorar uma dezena de anosImage Hosted by ImageShack.us de “vida democrática” nas Escolas. Em algumas parece não haver fôlego suficiente para apagar as velas e, em certas situações, à deglutição do bolo não escapam tosseiras, mais ou menos vibrantes, o que aliás acontece a quem mastiga apressadamente.
Talvez seja o tempo oportuno para avaliar o modelo experimentado. Haverá na realidade uma tendência para uma cultura democrática nas escolas?
O que permaneceu do que era suposto mudar?
Agora, sem o entusiasmo anterior, fala-se em rigor, exigência, competência...
Concordo em absoluto com a necessidade, percebo a música, embora tenha de reconhecer que da parte do Ministério da Educação não muda um acorde, uma nota, uma pausa... um dó!Image Hosted by ImageShack.us

(artigo publicado em 2002 – adaptação)

2 comentários:

Anónimo disse...

I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...