sábado, agosto 26, 2006

Evitando o Prozac

Com um novo ano lectivo à espreita, talvez seja conveniente enfrentar os atormentadores fantasmas, que nos fustigaram especialmente no ano lectivo transacto, no sentido de evitar a toma regular de Xanax, Prozac e antidepressivos similares.Image Hosted by ImageShack.us
O fantasma-mor do filme, decorre da campanha contra os docentes e resulta num elevado nível de agressividade por parte de alguns pais, que lamentavelmente se deixam influenciar.
Será que nos resta exclusivamente engolir fármacos e tisanas manhosas?
Claro que não!
Podemos e devemos ser actuantes.
Para começar, é preciso que os pais sejam devidamente informados de quanto é importante haver disciplina para haver aprendizagem. Os devaneios facilitistas que procuram conquistar a simpatia (ou os votos) dos pais, escorrem das mesmas cabeças que conjecturam exames conducentes a "chumbos em massa". É preciso explicar aos pais, que aos professores não compete o exercício da caça, nem dos votos, nem dos patos. Para o efeito, antes de qualquer actividade lectiva, devem os professores reunir com todos os encarregados de educação, no sentido de um compromisso que vise garantir um esforço continuado, com vista ao cumprimento de regras. Tanto estas, como as penalizações em caso de imcumprimento, devem ser explícitas e aprovadas pelos elementos que constituem a Assembleia de Escola e o Conselho Pedagógico. Posteriormente a este compromisso prévio a qualquer actividade lectiva, devem pais e professores entender, que os alunos só têm a ganhar se for possível haver articulção consistente entre a Família e a Escola. Cabe ainda aos representantes dos ógãos de Administração e Gestão ser actuantes e implacáveis perante as atitudes que comprometam o bom entendimento entre pais e professores.
Por tanto e para começar, vamos lá fazer os possíveis para contrariar os alarmantes números das depressões e de outras moléstias afins.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...