sábado, setembro 02, 2006

Eles arrastam tudo, Eles arrastam tudo e não deixam nada...

A propósito de pesca e da minha recomendação anterior para a dedicação à modalidade, tomei hoje conhecimento de mais uma pérola emanada dos grandes espíritos que, segundo a imprensa, continuam à frente nas sondagens. À frente, destacados e convencidos que a camisola amarela lhes assenta que nem uma luva, até ao final da volta. Fortificados pelas percentagens cómodas do avanço, esquecem que quem responde, não vai, telefona. A coisa funciona mais ou menos assim:
- Está? Importa-se de dispensar uns minutos para responder a um inquérito de opinião?
(chatos do caraças!) -Diga, diga... seja rápido.
-Se votasse hoje que partido elegeria?
-Olhe o... (vou enganá-los para não me estarem a chatear a esta hora) . Ponha lá o PS.
-E na sua opinião...
-Peço desculpa mas vou ter de sair agora mesmo.

Image Hosted by ImageShack.us
Talvez seja conveniente não esquecermos que a ténue linha que separa o engano da realidade já fez tropeçar muitos ciclistas.
Ainda a propósito da pérola, vamos ao anúncio que paira nos jornais: "sempre que alguém pensar em lançar a minhoca (ou equivalente) ao mar, vai ter de pagar". Image Hosted by ImageShack.us
A questão não está propriamente nos 5 ou 6 euros anuais. Despropositado e absurdo é o facto de deixarem rapar o mar a ponto de parecer um deserto com água salgada por cima e agora terem o descaramento de vir pedir 5 euros a uma pobre alma, que pensa em ir com as suas canas, ver o mar ao fim de semana. Há uma década atrás a costa tinha alguns peixes, hoje percorre-se de lés-a-lés e nem um sargo "pica". Exceptuando um ou outro aranha miúdo -que se divertem a fustigar os vereneantes incautos- nada "pica" na costa. Eu próprio fui um entusiasta do surf-casting. Actualmente espreito o mar e escuto atentamente os pescadores mais experientes, de quem ainda oiço diálogos reveladores do deserto:
-Tamos aqui a moer a paciência e nada! Nem comem...
-E hoje qué o casamento da Lezíra.
-Má qual Lezíra? de Kórtêra?
-Nã diacho... Aquela dEspanhã!
-Má que Lezíra é essa?
-Olha!Merda... A Lezíra Canguereja!
-Puxa lá isso aver...
-Tá bonito tá... o cabrão deu em pastar (a propósito do pequeno crustáceo que servia de isca e vinha cheio de algas finas). É só barba de milho...
- Iste nem dá pá isca! É diá!
Na verdade o exercício da pesca é fatigante e aos protagonistas resta entabular diálogos estéreis. O estado de deserto a que se chegou deve-se ao desleixo das "autoridades". A pesca ilegal praticada essencialmente pelos barcos de arrasto fez o resto. No Sul só não capturaram ainda alguns turistas, porque durante o Verão descontam uns metros mar adentro. Lavraram a ponto de serem precisas décadas para que uma conquilha se aventure a visitar o areal em baixa-mar.
Que terá isto a ver com educação?
Tudo a ver. Reparem:
É ou não é um deserto resultante da prática do arrasto?
E quem beneficiou da pesca ilegal?
Quem nunca gastou um minuto do seu tempo ou um pouco de paciência a capturar uma só sardinha, nem se expôs às agruras do mar. Contrariamente ao esperável, são os que deglutem lagostas com os lucros da sardinha.
Isto anda tudo ligado!

Image Hosted by ImageShack.us

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...