quarta-feira, setembro 13, 2006

Glossário

a – o primeiro dos sons a ser pronunciado pelo Homem. Requer boca aberta e força de pulmão. Com tempo e aprendizagem caminhámos para o “u”. Foi basicamente uma questão de ir fechando a boca (temos evoluído muito neste domínio). No Paraíso, já com as vogais todas encaixadas, Adão terá dito a propósito das trincadelas de Eva: “Ah!” (como quem diz: - asneira!). Mais tarde, já com ela papada (a maçã) e com o nó na garganta saiu-lhe o som “UH...”). Séculos depois vieram uns senhores do marketing e acrescentram outro “U”. A cola vende que se farta e até hoje nenhum descendente de Adão reclamou os direitos de autor.
brincadeira - maneira agradável de aprender. Freinet (esse mestre da pedagogia) preferiu a expressão "trabalho - jogo". Não excluo a hipótese de o ter feito com receio de ser chicoteado. Caso tivesse sido mais explícito e optasse pela expressão "brincadeira", talvez hoje tivessemos ainda mais fundamentalistas da aprendizagem via Playstation.

também - usa-se para tão bem e para tão mal. E também se usa para tão assim assim. Ex: hoje a praia tinha pessoas gordas, pessoas magras e também pessoas assim-assim.

é uma "boia" - feminino de bom, quando estamos a experimentar generalizar o que aprendemos para: "menino" / "menina"; "gato" / "gata"...
 
carga de trabalhos - é o que algumas almas eloquentes congeminam a propósito dos TPC (trabalhos para casa). Mesmo para quem não admira os passes de mágica de Ronaldinho, o requinte deveria dar para imaginar que aquilo não é só pedigree. Caros! O homem treina. Certo?
certo ? - é o que deveriamos dizer a um aluno que acerta duas e erra três. Mas o espírito castigador é mesmo assim: "Três erradas!", é quase sempre o que dizemos.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...