sexta-feira, agosto 17, 2007

Milho verde, milho verde


Hoje, aqui para as minhas bandas, um grupo de jovens pertencentes a uma "ONG", denominado "Verde Eufémia", decidiu ceifar uma plantação de milho transgénico. O proprietário da "exploração" declarou que vai apresentar queixa e pedir indemnização, referindo, com ar pesaroso, que a plantação constituiria o sustento da sua família.
Não sei se o plantador respeitou todas as regras que uma cultura deste tipo requer, o que sei é que a procura de milho disparou desde que os americanos decidiram convertê-lo em energia, à escala industrial. Por isso, não me surpreenderei minimamente quando este tipo de culturas alastrar, como a da canabis ou a da papoila do ópio; enquanto houver procura, com legalidade ou sem ela, haverá plantações.
Seria interessante que as autoridades competentes aproveitassem a época de "banhos" e explicassem bem a história da plantação de milho transgénico num pacato sítio do Algarve. Caso não expliquem generalizar-se-á a ideia de que correremos o risco de "banhada" na pipoca do cinema. Certo?

2 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Confesso a minha ignorância acerca dos trangénicos.
Para aumentar a minha dúvida, ouço uns especialistas a falar contra e outros a favor.
Na dúvida, não devia comer... mas como é que eu sei se o pão que como não é feito desse milho?
Não sei se a plantação era ilegal ou não. De qualquer modo os "Verde Eufémia" fizeram um mau trabalho.
Bfs, abraço.

José António disse...

O problema dos transgénicos é basicamente esse: a dúvida. Ao certo ninguém sabe as consequências da introdução dos transgénicos nas cadeias alimentares. É por isso que há regras específicas para o cultivo dessas plantas. Essas regras limitam as áreas de cultivo e marcam distâncias relativamente a outras culturas. Não sei se aqui as regras foram respeitadas, de qualquer forma concordo que os meios utilizados não foram correctos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...