quinta-feira, novembro 22, 2007

O Lobsang-rampismo

A expressão não se presta a dificuldades, ainda que ligeiras, ao nível do aparelho buco-fonatório, contudo o "Lobsang-rampismo" é um dos principais problemas da educação e do ensino em Portugal. Para não vos chagar ao nível da cabeça, com uma descrição exaustiva da mazela, fico-me pelo personagem que dá pelo nome de Lobsang Rampa:
- Tinha um olho no centro da testa, resultante de uma operação ao cérebro designada: "abertura do terceiro olho";


- Nunca saiu de Dublin, mas foi capaz de escrever centenas de páginas sobre o quotidiano Tibetano, assumindo que vivia lá desde pequenino, convivendo amiúde com Dalai Lama;

- Foi, e ainda é, um sucesso de vendas, no mercado editorial do mundo inteiro;
- Pela operação e pelo mais aqui revelado, considerou que ascendeu a um plano de consciência superior;
- Morreu em 1981, pelo que não chegou a assistir à guerra mundial que prevera para 1985;
- Se reencarnar poderá continuar a escrever best-sellers; o Tibete é um local mítico para os ocidentais e qualquer espertalhão - mesmo que não tenha um terceiro olho - terá apetência para dar palpites, opinando sobre ele.

Ramiro está para o ensino como Lobsang Rampa para o Tibete, da abertura do terceiro olho resultou o "Profblog" e da aspiração a conviver com Dalai Lama resultaram caixotes de graxa  e sebo.

3 comentários:

coelho disse...

Está bem visto sim senhor, de facto
esta figura do Lobsang-rampismo ilustra bem o oportunismo (porque aproveitaram uma classe dividida para os tramar) e ilusão (porque apesar das teorias, no terreno a coisa está a falhar) em que vivem alguns dirigentes da educação em Portugal.

Bom fim de semana
Duilio

Nilson Barcelli disse...

Pronto.
Fiquei esclarecido.
De ensino, só os professores percebem. Ainda bem, estava a ficar preocupado... Cheguei a pensar que nem esses percebiam.
Mas alguns deviam ser exportados para o Tibete... eheheheh... na companhia da Ministra, dirás tu...

Bom fim-de-semana, abraço.

José António disse...

Não penso que de ensino só sabem os professores, como não penso que de medicina só sabem os médicos. Também não penso que de poesia só sabem os poetas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...