No ano ido de 2006, quando postei "O País dos Nokia" estava longe de supor que estaria a premunir uma desgraça tão abrangente.
Por motivos óbvios, as imagens que agora surgiram no youtube, pareceu-me poderem constituir uma boa oportunidade para discutir problemas profundos.
Porém...
Porém...
Olhar para o vídeo do "telemóvel, já!" e concluir que "o problema vem de fora", ou que "a utilização de telemóveis deve ser proibida em espaço escolar", serve unicamente o propósito de evitar que se possa ver para além do vídeo.
Que turma é aquela?
Ninguém vai saber... "O problema vem de fora".Foi constituída obedecendo a critérios pedagógicos?
Ninguém vai saber... "O problema vem de fora".
Ninguém vai saber... "O problema vem de fora".
Saiu àquela professora como saem os macaquinhos articulados nos ovos de chocolate?
Ninguém vai saber... "O problema vem de fora".
A rapariga terá cabeça para aquele francês?
Não deve ter, mas que interessa isso... O problema vem de fora e do Ministério prescrevem remédios vários:
- Planos de recuperação;
- Planos de acompanhamento;
- CEFs.*
- CEFs.*
Para casos mais graves, como dificuldades de aprendizagem de carácter persistente, ou deficiência cognitiva ligeira, o remédio é basicamente o mesmo, podendo, excepcionalmente, utilizar-se o apoio como "medicação" coadjuvante.
Que apoio?
Ninguém vai saber... "O problema vem de fora".
Parece pouco? É menos que pouco...Trata-se de um "faz de conta" que um dia os futuros directores, em Conselho de Escolas, irão analisar pormenorizadamente. Por agora há outras questões consideradas de maior relevo e urgência, tais como:
- Avaliação do Desempenho dos Docentes;
- Novo Regime de Administração e Gestão das Escolas.
Na verdade, quando viram o vídeo, também lhes deve ter ocorrido: Que pena o processo de avaliação e o novo regime não estarem devidamente implementados. Se estivessem, o director -agora presidente do C. Executivo- teria autoridade para proibir o uso de telemóveis e margem financeira para mandar limpar os grafittis dos muros da entrada da Escola. Os outros, os professores, esses acorreriam para auxiliar a colega na resolução do problema. Esforçar-se-iam para que conseguisse, pelo menos, um "Muito Bom".
Continuo convencido que a "guerrinha" com os professores visa pôr os pais e o País a olharem para as estrelas.
E cá na Terra?
Ninguém vai querer saber... O problema vem de fora!*CEF's são cursos de formação. Há uma lista de cursos possíveis mas, se lhe propuserem "jardinagem", experimente perguntar se o seu filho alguma vez vai ver estrume, uma sistema de rega programável, um tubo em pvc, uma roseira ou um ancinho... Pergunte se vai chegar a usar uma tesoura de poda! Pergunte, pode! Perguntar não ofende...
1 comentário:
papéis e mais papéis!
a nossa vida é andar aos papéis!
Grrrrrrrrr!
no meu agrupamento os CEF têm bastantes aulas praticas, deve haver uns mais organizados que outros!
Enviar um comentário