segunda-feira, março 24, 2008

Trauliteiro ou o berbequim cabeça de broca

Ultimamente alguns professores têm caído na tentação de responder - através de blogs e e-mails - a noticiaristas de jornais menores, como se valesse a pena esgrimir argumentos com quem revela um profundo ressentimento pelo facto de ser facilmente verificável que um grande grupo de professores consegue, nas poucas horas disponíveis e sem esforço, evidenciar maior competência para a escrita. Milan Kundera tipifica este sentimento de humilhação, designado-o de "litost". Na verdade fazer da profissão a escrita e concluir que um grupo de profissionais, nas horas vagas, revela maior capacidade semântica e morfo-sintáctica que o dito profissional do texto, é coisa para deixar - até os carecas - com os cabelinhos sobrantes em pé. Designar os professores de "hooligans" é um acto de desespero que devemos compreender; lidar pacientemente com jovens em idênticas circunstâncias, também faz parte da nossa profissão.

Ser jornalista, assumir independência e capacidade crítica face aos poderes instalados, como fazem Mário Crespo e V. P. Valente, é patamar que só alguns podem pisar... ser jornalista implica coragem, recusa de privilégios, estrutura óssea com coluna vertebral. Na verdade são os jornalistas que devem merecer ser lidos e é aos seus textos que devemos dedicar o nosso precioso tempo. Ler os outros é como fazer furos com berbequim, e... é claro que se a pessoa se dedica muito ao exercício, arriscar-se-á a esburacar até algum dos mais nobres neurónios.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente texto, não podia estar mais da acordo. Ainda bem que a democracia chegou à escrita mesmo com pouca audiência cada um pode escrever o que pensa. Há textos sobre violencia na escolas, avaliação de professores para todos os gostos na blogosfera.
Por mim transformei o meu blog em instrumento de trabalho e são os meus alunos do 1 ano que lá escrevem. Ganhei audiências.
Duilio Coelho
PS: Li no blog "Vicentinas de Bragança" um post a proposito das 52 Primaveras da nossa Ministra
que mostra bem até onde vão as diferenças de opinião que existem na blogosfera.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...