quinta-feira, abril 17, 2008

As corridas

Na opinião de Nuno Crato, o sistema de avaliação contribuirá para a inflação das notas dos alunos. Essa leitura foi, aliás, feita por muitos professores e está expressa em muitas actas relativas a reuniões ocorridas em variadíssimas Escolas, de Norte a Sul.
Este docente "defende um processo de avaliação externa que registe resultados e regule a actividade educativa". Há, neste apelo à provação continuada, um aspecto positivo que resulta da vontade explícita de dar um carácter mais justo ao sistema de avaliação. No entanto, olhar para a meta sem reparar como partem os atletas, pode levar a que subam ao pódio alguns batoteiros. Para que haja em todo o processo alguma justiça - caso faça sentido aplicar o termo "justiça" - é muito mais importante, em meu entender, começar por olhar para a linha e para o tiro de partida.

Uma vez que o jardim de infância e o ensino pré escolar não são ainda frequentados por todas as crianças, teremos necessariamente de começar por focar a atenção no primeiro ciclo, onde o ensino é obrigatório, gratuito e universal. Aí, por desleixo e incompetência dos políticos, as crianças amontoam-se em horários duplos e triplos. Aí, os professores que leccionam os turnos da tarde têm, à partida, uma enorme desvantagem. Não acreditam?

1 comentário:

saltapocinhas disse...

eu sempre trabalhei de tarde e gostava bastante!

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