domingo, setembro 28, 2008

O Gamalhães

- Oh professor!... Quando é que vem o Gamalhães?
- Tá quase a vir (Opss!). L., olha que ele não gama, ele maga...
- Hummm!?

O diálogo que se seguiu está relacionado com feed-back corrector ajustado à troca de sílabas e portanto não convém ao assunto que aqui quero trazer.

............................................................................................................................................

A propósito do portátil de baixo custo, tenho lido críticas diversas, sendo que as mais disparatadas relevam a ideia de que colocar nas mãos dos miúdos um brinquedo que os ajude a aprender noções básicas de informática é um disparate. Trata-se de opiniões preconceituosas absolutamente descoladas da realidade. Não saber utilizar um computador é, hoje, tão grave como era não saber ler no jornal "A Bola", há dez anos atrás.

O problema não está no objecto lúdico-didáctico. O grande problema está na tentativa de passar a ideia maravilhosa de que os miúdos levam o computador para a sala de aula e o professor altera, num passe de mágica, as suas práticas, garante a segurança do brinquedo, disponibiliza os conteúdos, adquire software e todos serão muito felizes e muito informáticos. E, para os mais "ilusionistas", o delírio chega a fazer supor que, depois de algum tempo, os pais poderão cantar alegremente: "O rapaz trabalha nos computadores... dizem qu' é um emprego com saída!".

Vender mentiras ao preço da chuva sai sempre caro a quem compra. É bom para os alunos terem um computador, mas a escola precisa de recursos materiais e humanos para a coisa não dar as barracadas do costume. As Escolas terão de ter professores da área, margem financeira para software e salas facilitadoras da capacidade de desempenho desses professores. Sem isso, estaremos no domínio do Gamalhães, que pouco mais fará que gamar-nos a paciência.

3 comentários:

A Professorinha disse...

E eu que pensava que assim que os meninos recebessem o Magalhães aprendiam a ler como que por milagre... Afinal vamos precisar de mais material nas escolas?? Não vão mesmo aprender!?!?!?

Estou chocada...

Anónimo disse...

Boa! Muito boa!
Já repararam que vivemos no País(da Alice) das Maravilhas.
O outro até já comprou um milhão de Gamalhães. Para que será?!

Carla disse...

Tentam "tapar o sol com a peneira"...é o que é...

bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...