Ramiro Marques, no seu blog sobre a avaliação de desempenho, apresenta uma proposta que vem ao encontro do que neste espaço tenho defendido. Embora inicialmente se tenha revelado um entusiasta da avaliação externa, conseguiu, digo eu, uma síntese muito interessante do que poderia ser o fundamental de um processo que se quer mais justo e equilibrado. Com excepção para o proposto no ponto v., com o qual estou em desacordo, apoio e estou disponível para defender com entusiasmo o que aqui se propõe:
i. Observações de aulas apenas a pedido ou para justificar as menções de Muito Bom e Excelente.
ii. Uma periodicidade de quatro em quatro anos.
iii. Agregação dos itens de classificação de forma a poderem ser construídas fichas de avaliação mais simples.
iv. Revogação da norma que condiciona a classificação dos professores aos resultados dos alunos.
v. Revogação da norma que obriga à elaboração da ficha de objectivos individuais. Não faz qualquer sentido que os professores tenham de elaborar essa ficha porque o actual quadro legal e conceptual da escola vai no sentido da perda de autonomia curricular e pedagógica do professor. Não deve ser o professor, individualmente, a definir os objectivos individuais, mas sim a escola como instituição.
vi. Redução dos itens de classificação com a eliminação dos que se referem, por exemplo, à participação na investigação (claramente desajustada no quadro do actual estatuto dos professores) e ao combate ao insucesso e ao abandono (não é o professor individualmente que deve ser responsabilizado por isso mas sim a escola no seu todo).
3 comentários:
Obrigado pela referência. Ja linkei o seu blog.
Agradeço a ligação ao blog que se tornou, em pouco tempo, um espaço de referência para professores e educadores.
bota aí também a minha assinatura!
e eu concordo até com o ponto V.
os objectivos devem ser da escola, do seu projecto educativo.
a imagem está formidável!!
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