sábado, novembro 22, 2008

Abanicando

Agora que é fim de semana, cá consegui ver com mais atenção a conferência de imprensa após o Conselho de Ministros Extraordinário. Alegre tem razão quando aponta o dedo à inflexibilidade da Ministra; enquanto Silva Pereira procurou claramente amainar a onda de calor, a Ministra abanicou a brasa. Mais um exagero daqueles a que já nos habituou. Provavelmente está convencida que caberá a Sousa Tavares escrever a História das reformas na Educação após o 25 de Abril. Não creio! Desde que esteve à beira de ser "abalroado" à saída da Câmara Municipal de Lisboa, por causa dos contentores, Sousa Tavares deve ter pensado para si: Calma... então o outro teve de meter-se num armário e eu, com o povo à perna?... não tarda sou encaixotado!

Excluindo a forma desastrada da Ministra e o seu convencimento a propósito do putativo historiador, propuseram de facto alterações que só não convenceram um conjunto mais alargado de professores, porque foram apresentadas como temporárias (outra asneira que resulta de pura teimosia). É certo que ficou em aberto um espaço de negociação a ser ocupado à posterior, mas, em meu entender, foi uma péssima estratégia essa do estilo: "mudo alguma coisa, mas sairei vencedora e triunfante". Num processo desta dimensão e importância, como este em que estamos envolvidos, é irrisório supor que importa haver vencedores.


Valem à Ministra e ao PS que governa, alguns contestatários que, na ganância de quererem ver outros no papel de avaliadores, sustentam a ideia que o problema está na avaliação a pares. O convencimento de que são "superiores", leva-os a imaginar que os "básicos" nem sequer se interrogarão. Por mim de há muito que faço estas perguntas:


Quem defende a avaliação mais rigorosa e justa e não aceita que ela decorra no interior das Escolas, quem elege para avaliadores? isto é: Quem serão os avaliadores se a avaliação não for a pares?


A escolhas dos titulares por cargos ocupados na escola é injusta? E se for por grau académico, muitas vezes conseguido à custa de reduções à componente lectiva, é justa?


E não há graus académicos por frequência de cursos de duvidosa qualidade?


Avaliação externa? Quem são afinal os avaliadores externos? Vêm directamente de Marte ou passaram primeiro por um qualquer politécnico?

Espreitem aqui para ver se percebem de onde virão. Eu não percebo, mas desconfio... Huumm!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...