domingo, fevereiro 15, 2009

Inclusão / Exclusão

Na TVI passou uma reportagem sob o título: "Um grau de diferença". A jornalista, Ana Leal, esteve tão fluída e límpida que eu fiquei surpreendido com o engasgamento de Valter Lemos. A propósito da autorização que teria dado a alguns professores para falarem, disse: Ah! e tal... e tal... Ah... uuhn... Pois, nnão, não, sim... Pois! Pois! Sim, pois!

Já a propósito da inclusão de todas as crianças com NEE no sistema regular de Ensino, nos próximos três anos, nem pestanejou: Sim! Claro, concerteza...

Apesar de existirem muitos graus de diferença entre a ficção de Valter Lemos e a realidade, gostei. Gostei de ver o convicto Valter Lemos ensovacado e gostei especialmente de ver os bons exemplos de escola inclusiva que se vão fazendo diariamente nas Escolas deste País, com muito esforço e dedicação dos professores envolvidos nesse difícil processo.
Em relação aos lamentáveis episódios que vão do vão de escada à crónica e gravíssima falta de recursos, passando pelo pouco tacto e nenhuma sensibilidade, em relação a isso, prefiro engasgar-me.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...