domingo, maio 03, 2009

Eu vim de longe...

Para responder ao desafio que a Saltapocinhas me deixou aqui, vou tentar rechamar o que a memória selectiva me permitiu guardar na "caixa dos pirolitos". Tratando-se de uma data remota, dia 24 de 74, suponho -vagamente- ter sido um dia sem nenhum acontecimento de relevo, em relação ao qual não tenho nenhuma recordação em especial. Eu estava longe de fazer diários e nessa altura nem sequer havia blogs. Deixo então o que me recordo dessa data histórica: O 25 de Abril de 74.

Aos quinze anos frequentava um colégio em Estremoz e passava boa parte do tempo no café Águias D' Ouro. Estudava-se em cafés e este era um local que, a pretexto do estudo, virava sala bem mais viva que a actual Assembleia da República. Para além disso era também um local para coisas do coração.
Vamos à "caixa dos pirolitos":

- A notícia surgiu em todas as estações da rádio e os professores reuniram na sala de professores durante toda a manhã para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos. Os alunos e as alunas comentavam o sucedido, sem perceberem muito bem o que se estava a passar, aproveitando para conviverem na sala de alunos e nos espaços exteriores.

- Um dos alunos mais velhos, com alguma consciência política, tirou uma lente dos óculos e, colocando-a num dos olhos, faz um discurso inflamado. Na sala de alunos sentia-se uma alegria invulgar;



- Chegado a casa, ao fim da tarde, a minha mãe disse-me: Já podes pedir o "Salazar" (raspador de massa para bolos) em voz alta.

Passaram 35 anos... e o raspador continua ao alto. Maldito raspador!

2 comentários:

Castanha Pilada disse...

É difícil não é? Amanhã sai o meu.

saltapocinhas disse...

eu sempre pedi o salazar em voz alta... nem sabia o que queria dizer, e se calhar a minha mãe também não!

eu lembro-me bem da véspera por causa do aniversário da minha comadre e também graças ao diário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...