sexta-feira, julho 17, 2009

A vaca


A Escola de hoje é a vaca de ontem.

A VACA - 1960

O meu vizinho tem muitas vacas no curral e tem uma vaca com três tetas que dá leite desde manhã, até ao pôr-do-Sol. A vaca do meu vizinho é um animal muito importante para ele porque dá muito leite. A criada do senhor prior leva sempre muitos litros de leite para ela e para os pobres e só não leva mais porque o meu vizinho pôs uma quotas. O meu vizinho explicou que quando elas já não dão muito leite vão para o matadouro e a carne se for bem avaliada ainda vale muito dinheiro. Eu acho isso mal porque deram leite toda a vida e não podem gozar a velhice nos campos sem que lhes apertem as tetas. Quando as matam tiram-lhes a pele e os cornos. A pele serve para fazer sapatos e os cornos a minha professora já explicou isso mas eu estava com os cornos no ar. A vaca é um animal muito importante porque dá quase tudo o que a gente precisa para ter uma boa vida desde manhã até ao pôr-do-Sol.


A ESCOLA - 2009

A minha Escola começa de manhã e só acaba ao pôr-do-Sol. O meu vizinho diz que a Escola é muito importante porque dá pacotes de leite com chocolate, bolachas, dietista e estomatologista. Os professores também dão muita coisa e quando a idade já vai avançada são avaliados para ver se terão de dar ainda mais. Eu conheci um professor que foi diretinho da Escola para o caixão. Eu acho isso mal porque não podem gozar uns anitos sem que lhes fustiguem a cabeça com projectos e projectinhos. Mesmo antes de morrerem parece que lhes querem tirar a pele, mas ninguém se incomoda com isso porque anda tudo com os cornos no ar. O meu pai diz que a escola é muito importante porque dá quase tudo o que a gente precisa para tratar da vidinha desde manhã até ao pôr-do-Sol.

4 comentários:

saltapocinhas disse...

Correcção:

Não é até ao sol pôr...
De finais de Outubro até Fevereiro, sai-se da escola e já é de noite e bem de noite!!

mas gostei muito da tua composição!
Deixas-me copiar??

José António disse...

Claro que deixo, mas cuidado com o Miguel Sousa Tavares que ele quer abolir as composições sem erros históricos.

Anónimo disse...

http://aveddinis.eps-quarteira.rcts.pt/

aqui vai

a d´almeida nunes disse...

Caro José António

Já fui professor, noutros tempos...

Agora sou TOC, se é que esta sigla diz alguma coisa a muita gente. Mas corresponde a uma profissão tramada, também. Horários? Férias? Só quando nos conseguimos pisgar por uns dias, depois de dar-mos o coiro a adiantar serviço.
É assim a vida. E não temos direito a manifestações. Quanto a reivindicações, estamos conversados. Cumprimos ordens superiores do Ministério das Finanças e ai se refilamos! E ainda temos os patrões, os empresários que até se esquecem que podem ser f. no dia em que a malta comece a arrebitar cachimbo, que já era tempo!
Só que esta malvada "crise" veio mesmo a calhar para nos obrigar a pôr o pé no travão.
Agora que as coisas não podem continuar assim lá isso não.
E, vejam lá, parece que nos querem passar a ORDEM.

...
Bem, vim só dar um ar da minha (des)graça. Vamos lá a ver se tiro uns diazitos de férias, que já nã m´aguento da cachimónia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...