
A FNE em segundo lugar em número de associados arrisca-se a ser ultrapassada pelo SPLIU que não vai e conversas e apresenta esta proposta sem espinhas: Ora espreitem e digam-me se o tamanho é tudo.
E, a propósito do que se passou na última reunião, responderam assim:
Hoje, dia 30 de Dezembro de 2009, terminaram as reuniões calendarizadas entre o ME e o SPLIU que tinham como finalidade a assinatura de um acordo de princípios para a revisão do Estatuto da Carreira Docente e do Modelo de Avaliação de professores.
O SPLIU depositou toda a esperança e empenho neste processo negocial, contribuindo com pareceres, considerações e propostas, do conhecimento de todos os docentes, os quais poderão ser consultadas no nosso site.
Embora tenha havido diálogo e algumas cedências/aproximações, não foi possível este acordo em virtude de não se ter chegado a um consenso nos aspectos considerados mais relevantes.
O SPLIU referiu que estará disponível para assinar esse acordo de princípios se:
Houver garantia de que todos os professores avaliados com a classificação de “Bom” cheguem ao topo da carreira;
For considerada a contagem integral do tempo de serviço;
Forem definidos os critérios específicos para a atribuição das menções qualitativas do “Muito Bom” e do “Excelente”.
Referiu ainda, ser essencial reconhecer que:
O período probatório seja o instrumento necessário, suficiente e imprescindível para verificar da capacidade científica e pedagógica dos docentes para o ingresso na carreira e para o bom exercício da profissão docente;
A periodicidade da avaliação seja de acordo com a duração temporal de cada escalão;
Os Coordenadores dos Departamentos e os Relatores que fazem parte da Comissão de Coordenação da Avaliação sejam eleitos pelos docentes dos respectivos departamentos e pelos docentes dos grupos de recrutamento.
O SPLIU continua na expectativa de ainda poder chegar a um acordo de princípios, e deseja que a eficácia e o resultado de mais uma reunião suplementar, venha a contribuir para que o ano de 2010 seja de paz nas nossas escolas.
Pela Direcção Nacional
--------------------------------------------------------------------------------
E, a propósito do que se passou na última reunião, responderam assim:
Hoje, dia 30 de Dezembro de 2009, terminaram as reuniões calendarizadas entre o ME e o SPLIU que tinham como finalidade a assinatura de um acordo de princípios para a revisão do Estatuto da Carreira Docente e do Modelo de Avaliação de professores.
O SPLIU depositou toda a esperança e empenho neste processo negocial, contribuindo com pareceres, considerações e propostas, do conhecimento de todos os docentes, os quais poderão ser consultadas no nosso site.
Embora tenha havido diálogo e algumas cedências/aproximações, não foi possível este acordo em virtude de não se ter chegado a um consenso nos aspectos considerados mais relevantes.
O SPLIU referiu que estará disponível para assinar esse acordo de princípios se:
Houver garantia de que todos os professores avaliados com a classificação de “Bom” cheguem ao topo da carreira;
For considerada a contagem integral do tempo de serviço;
Forem definidos os critérios específicos para a atribuição das menções qualitativas do “Muito Bom” e do “Excelente”.
Referiu ainda, ser essencial reconhecer que:
O período probatório seja o instrumento necessário, suficiente e imprescindível para verificar da capacidade científica e pedagógica dos docentes para o ingresso na carreira e para o bom exercício da profissão docente;
A periodicidade da avaliação seja de acordo com a duração temporal de cada escalão;
Os Coordenadores dos Departamentos e os Relatores que fazem parte da Comissão de Coordenação da Avaliação sejam eleitos pelos docentes dos respectivos departamentos e pelos docentes dos grupos de recrutamento.
O SPLIU continua na expectativa de ainda poder chegar a um acordo de princípios, e deseja que a eficácia e o resultado de mais uma reunião suplementar, venha a contribuir para que o ano de 2010 seja de paz nas nossas escolas.
Pela Direcção Nacional
--------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário