domingo, janeiro 03, 2010

Hoje não há conquilhas, para a semana não sabemos.

Será a próxima semana decisiva, ou irá Sócrates deixar que continue a chover no molhado para jogar a final num Parlamento cada vez mais encharcado? A tentação de atirar para Ferreira Leite a responsabilbiade de uma não solução será grande. O "PSD" esteve muito mal durante todo o processo e arrisca-se a que o "PS" lhe devolva o problema por inteiro. No meio destas querelas estão os professores com os seus representantes: os dirigentes sindicais. A "FNE" apostou forte num acordo e chegou a admitir esticar a Carreira de 28 para 36 anos. É obra! Para além disso admitiu que a avaliação dos profesores pudesse vir a ter também uma componente externa. Ainda assim a Ministra "o canto do -Não- dobrou".
A FNE em segundo lugar em número de associados arrisca-se a ser ultrapassada pelo SPLIU que não vai e conversas e apresenta esta proposta sem espinhas: Ora espreitem e digam-me se o tamanho é tudo.
E, a propósito do que se passou na última reunião, responderam assim:
Hoje, dia 30 de Dezembro de 2009, terminaram as reuniões calendarizadas entre o ME e o SPLIU que tinham como finalidade a assinatura de um acordo de princípios para a revisão do Estatuto da Carreira Docente e do Modelo de Avaliação de professores.
O SPLIU depositou toda a esperança e empenho neste processo negocial, contribuindo com pareceres, considerações e propostas, do conhecimento de todos os docentes, os quais poderão ser consultadas no nosso site.
Embora tenha havido diálogo e algumas cedências/aproximações, não foi possível este acordo em virtude de não se ter chegado a um consenso nos aspectos considerados mais relevantes.

O SPLIU referiu que estará disponível para assinar esse acordo de princípios se:
Houver garantia de que todos os professores avaliados com a classificação de “Bom” cheguem ao topo da carreira;
For considerada a contagem integral do tempo de serviço;
Forem definidos os critérios específicos para a atribuição das menções qualitativas do “Muito Bom” e do “Excelente”.
Referiu ainda, ser essencial reconhecer que:
O período probatório seja o instrumento necessário, suficiente e imprescindível para verificar da capacidade científica e pedagógica dos docentes para o ingresso na carreira e para o bom exercício da profissão docente;
A periodicidade da avaliação seja de acordo com a duração temporal de cada escalão;
Os Coordenadores dos Departamentos e os Relatores que fazem parte da Comissão de Coordenação da Avaliação sejam eleitos pelos docentes dos respectivos departamentos e pelos docentes dos grupos de recrutamento.
O SPLIU continua na expectativa de ainda poder chegar a um acordo de princípios, e deseja que a eficácia e o resultado de mais uma reunião suplementar, venha a contribuir para que o ano de 2010 seja de paz nas nossas escolas.

Pela Direcção Nacional

--------------------------------------------------------------------------------


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...