domingo, julho 18, 2010

Tirar as medidas ao Ramiro.

Um dos críticos mais vigorosos das políticas do ME é Ramiro Marques. Acompanho o que escreve com irregularidade, mas quando escreveu sob o tema "7 medidas para melhorar a escola pública" tive alguma curiosidade e fui ler aqui.
Em profundidade Ramiro Marques sofre da síndrome que designo de Síndrome de Lobsang Rampa. Lobsang Rampa não passa de um inglês de Dublin chamado Cyril Henry Hoskins, filho de um canalizador, que nunca saiu de Inglaterra e fala e escreve sobre o Tibete como se sempre lá tivesse vivido.

A propósito da avaliação de professores Ramiro escreve o que sempre escreveu:
Entreguem a coisas às Universidades e aos Politécnicos que os vossos trabalhadores serão uns amores e os resultados subirão em flecha.

Mas melhor que esta tirada da avaliação, só mesmo esta pérola a propósito de gestão escolar e das qualidades de um Director. É de fazer chorar as pedras da calçada. Escreve o nosso homem:

"Saber ouvir os outros

Respeitar os outros
Mostrar firmeza quando necessário
Não desistir às primeiras contrariedades
Ser consistente e coerente nas decisões
Ser educado
Ser tolerante"

Oh Ramiro, oh homem! Isto tanto vale para esse fim, como para jogar ao lencinho da botica. Todos de mão dada, a respeitar as regras, a não desistir à primeira e tal...

Já mais para o fim, qual farmacêutico, a propósito da Matemática, atira uma aspirina para aliviar a dor e inibir o sintoma.

"Em primeiro lugar, exigir aos candidatos aos cursos de formação de professores do 1º CEB que tenham feito a matemática no ensino secundário.

Em segundo lugar, recrutar professores que tenham uma licenciatura em matemática para leccionarem a área curricular da Matemática no 1º CEB, fazendo par pedagógico com o professor titular da turma."

Há um problema Ramiro, essa formação não faz um bom professor de Matemática do 1.º Ciclo, na melhor das hipóteses, ajuda. Os professores Universitários que queres ver como avaliadores de professores dos ensino básico e secundário, é aqui que fazem falta. Uma abordagem da Matemática no 1.º ciclo, séria e eficaz, uma abordagem que ajude as crianças a desenvolverem o cálculo mental, o sentido das operações e a apropriarem-se do essencial do sistema de numeração na base 10 (e noutras bases), uma abordagem assim condiz com a coadjuvação de um professor Universitário. É na sala de aula que precisamos do saber do Ensino Superior.

1 comentário:

jinhocas disse...

É mesmo isso. Antes que voltemos à vaca fria da âmbição dos professores do Superior face à avaliação dos colegas do Básico. Dá-lhe com força nas canelas!

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