domingo, junho 04, 2006

Avaliação de professores

Uma das medidas que a Ministra da Educação diz querer implementar está relacionada com a participação dos pais na avaliação dos professores.
A ideia parece ter um impacto "popularucho". Pelo menos, entre os mais novos a conversa pode entrar no tom: Hei! Agora o papá vai dar notas aos prof.s!
Na forma temos portanto uma ideia que pode agradar a pais menos esclarecidos e à população em geral, sedenta que está de pequenas facadas nesses incompetentes que não sabem educar os alunos. Na substância a ideia é reveladora de uma profunda e atroz ignorância relativamente ao que deve ser a avaliação dos professores, é aliás uma ideia que pode introduzir mais "porreirismo" no já degradado sistema educativo. A este propósito convém lembrar que o poder político, que supostamente deveria contribuir para a qualificação a educação, muito tem contribuido para esta degradação. A ideia dos pais avaliarem os professores é demagógica e perigosamente enganadora. Mesmo que essa avaliação seja filtrada através dos conselhos executivos, como já veio a lume, não deixa de existir o perigo de contaminação por factores que, pura e simplesmente, deveriam ser alheios ao processo. Os pais, por direito, deveriam participar activamente na vida das Escolas (aqui o Ministério faz de conta que o regime de Administração e Gestão das Escolas é democrático), deveriam estar devidamente representados no órgão máximo da Escola (A Assembleia de Escola). Mas não estão, nem vão estar. Para os distrair atiram-se estes palpites para o comunicação social. E o povo gosta... Até ver...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...