sábado, junho 10, 2006

Frente-a-frente

Tivemos um frente-a-frente que mais pareceu um lado a lado. Na verdade o representante da Fenprof não conseguiu trazer à discussão argumentos de peso e a Ministra continuou a ter espaço para explanar o seu raciocínio. Fê-lo até com bastante serenidade, uma serenidade comum a quem sabe que o caminho é seguro e que, mesmo que tenha uma ou outra passagem estreita, tudo se vai resolver. A Ministra foi cautelosa nos prazos (1 de Janeiro de 2007) e sensata na antecipação do processo (vamos apresentar a proposta para discussão). A Fenprof marcou pontos (que é como quem diz: sócios), pois ficou a ideia que é parceiro privilegiado nas negociações (e não tenho dúvidas que é), e a Ministra garantiu a imagem de determinação populista (e nem é preciso passear-se pelas feiras). Se fosse um jogo de futebol diria que ambos sabiam que o empate servia, portanto, atiraram pela lateral, o público não gostou, mas tanto a Ministra como o Sindicalista continuarão na 1ª divisão.
E agora? Agora deixo-vos a minha visão do futuro:
- 2007 é muito em cima das eleições, portanto:
- Os pais não vão participar na avaliação dos professores (lamentável é que não consigam mais representação ao nível da Assembleia de Escola e do Conselho Pedagógico).
- Os destacamentos e as Comissões de serviço têm equivalência à actividade docente para efeitos de progressão da Carreira. Este ponto é aliás o revólver atrás das costas dos professores destacados nos sindicatos (negociarão sempre com ele apontado).
- Para chegar a Professor Titular (o argumento do General é para consumir na barraquinha da ginginha) não vão ser necessários tantos anos, deve baixar aí para 15 (depende, depende...).
- Para exercer funções nos Conselhos Executivos deve.... mas... (qualquer texto serve desde que garanta que o voto é soberano).
- A carga horária aumenta menos que o previsto, mas aumenta.
- A avaliação e a progressão sofrem pequenos ajustamentos, sendo que o executivo vai ter um peso grande (não votas no sítio certo? olha as quotas...).
- Depois a Ministra sai e é tempo de colocar uma figura mais simpática para os docentes. Caramba, 150000 são 150000!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ofereço-te este video para comentares:

http://www.youtube.com/watch?v=vs9pVXwW58s&search=aula%20de%20matem%C3%A1tica

um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...