quinta-feira, julho 13, 2006

Ai este Complicadex

Como bom português aventurei-me hoje (penúltimo dia do prazo) a pedir o "selo do carro" pela net. Convencido que era coisa de "Sabatha, chega e mata", abri o site para o paraíso sem filas (virgens eu já sabia que não tinha). Acontece que, embora não existam filas, daquelas em que as pessoas protestam, atendem telemóveis, usam os impressos como leques e forram os filhos de palmadas, existe um enorme e impreciso serpenteado de informação. Não será propriamente uma "bicha", mas irrita que se farta e só pode ter sido idealizada por alguém cujo idioma preferido é o Bijagó.

Image Hosted by ImageShack.us
No sentido de vos facilitar a vida, cá vai o manual de instruções:
Entrar no site das finanças www.e-financas.gov.pt
Password (a mesma para entregar a declaração de IRS)
Entrar no link para o imposto de circulação
Encontrar a opção "entregar" e a sub-opção do imposto municipal sobre veículos. O(s) carro(s) aparece(m) listado(s)
Escolher
É emitido um DUP (Documento Único de Pagamento), que contém um código semelhante aos outros documentos fiscais, para pagamento por multibanco ou homebanking.
A esta gente não ocorre que se possa escrever em "pesquisar" qualquer coisa do tipo: "selo do carro"?
Será por causa do Simplex?

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Zé!
És um rapaz cheio de razão, mas no imposto sobre veículos, não ta posso dar. Não demorou mais do que um minuto pedir o DUP e fazer o pagamento on-line do respectivo imposto. Só te darei razão se, entretanto, não receber os respectivos selinhos...
Experimenta e logo verás!:)

Anónimo disse...

Para o ano vou dar-te razão. Se eles puserem a venda dos selos exclusivamente pela net, vai ser um caos. A maior parte das pessoas não tem internet, ou não está registada no site das finanças, ou não tem acesso on-line à conta bancária...
Até lá, vamos esperar e gozar as férias que se avizinham! :)

José António disse...

Arlete, repara que tens com a net uma relação muito especial. Começaste cedo (quando as pessoas ainda não acreditavam na gravidade do analfabetismo informático) e começaste com empenho e entusiasmo, o que facilitou a aprendizagem. Acontece que não é o caso da maioria das pessoas e que portanto bastaria que o site fosse mais leve para eu não ser tão corrosivo.Quem quer receber deve facilitar a vida a quem quer pagar. Não é o caso.O site é (para muitos pagantes)uma "bichinha" e é por isso que eu sou crítico.
Outra coisa é discutir se é melhor que nada. Isso eu não trouxe à discussão, mas obviamente que concordo que a iniciativa é um passo em frente. Afinal somos dois a quem o site facilitou a vida. Em relação ao selo não deves ficar preocupada, guarda o recibo e o DUP que não terás problemas. Vrum...Vrum... e boas férias!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...