terça-feira, setembro 19, 2006

Uns pós do contra


Uns pós do contra
Estava no estado semi-letárgico em que a tv me põe entre as 23 e a meia-noite quando, num zapping, Image Hosted by ImageShack.uspara não adormecer, vi que a ministra discursava. Na altura reconheci-a como a Ministra da Educação, só mais tarde confirmei que estava equivocado; tratava-se, isso sim, da Ministra das Escolas.

O Programa - Designado "Prós e Contras", quase se resumiu a Prós. Não fosse um homem que desceu a Estrela e que em poucos minutos borrou o beija-mão, eu teria ficado convencido que a Rainha de Inglaterra estava a dar uma festa.
O Homem que veio da Serra - Apesar de mascar incessantemente uma pastilha elástica, fez acordar o homem do PSD, que até aí dormia a sono solto. O acto de mastigação continuado, com direito a epiglote exposta, não passou de um pormenor. No meio de tanta hostilidade, morder é um acto defensivo.
O Homem do PSD – Dormiu profundamente até que o homem que rebolou pela Serra apareceu em contra mão na auto-estrada. Aí acordou e, em cima do tempo regulamentar, obrigou a Ministra a chutar para as autarquias a responsabilidade do fecho dos ATL.
A Ministra das Escolas – Assim que o homem do PSD falou no fecho dos ATL, passou de Ministra de Educação a Ministra das Escolas. Promove reuniões com os elementos dos Conselhos Executivos. Refere que são muito importantes para a definição das políticas educativas. Depois de ouvir isto fiquei a perceber que a Ministra é Ministra das Escolas de antes do actual Regime de Administração e Gestão. É que se é para ajudar a definir as políticas educativas, a Ministra deveria reunir com os elementos das Assembleias de Escola.
O Sindicalista – Está na moda achar os sindicatos fora de moda. Os novos estão desculpados pelo mal que a TV lhes faz. Os menos novos deveriam avivar a memória e pensar um bocadinho nos anos e nas pestanas que o homem gastou para não estarmos hoje a lamber feridas mais profundas.
Os Presidentes dos Conselhos Executivos – O do Sul foi claramente mais inteligente que o do Norte. O do Norte não se inibiu de malhar em David Justino, ainda assim não fosse alguém pensar que ele não simpatiza com o PS. Ambos falam de autonomia com um olho na câmara e outro na Ministra. A Ministra vai dizendo “nim” (pudera) e eles vão acreditando, engodados pelas reuniões. Para agradar, olham de soslaio para os sindicatos e com ar paternalista pedem desculpa pelo facto. No calor dos prós, aspiram ser gestores finlandeses, e chegam a falar em contratações. Sonhar é bom, mas convém abrir os olhinhos de quando em vez. Contratações? Se assim for lá estarei nas próximas eleições, que eu tenho pelo menos 5 familiares competentes. E de excelência!
O Presidente do Executivo Aposentado – A idade ajuda. Reparem na calma com que perguntou: Autonomia? Eu? Para quê?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...