sexta-feira, dezembro 08, 2006

Como ensinar a ler?

Entrevistando um guru no exílio

Eu- Há alguma razão especial para se ter escondido nestas inóspitas montanhas?
Guru - Há e não há! Quem acredita na privação como a expressão máxima de dedicação ao Mundo e não acredita em Deus, como pode enclausurar-se num Convento? Ainda pensei mentir para entrar na Cartuxa, mas... tanto a mentira, como aqueles capuzes, não cruzam com a minha tendência claustrofóbica.
Eu- Depois de dedicar boa parte da sua vida a ajudar crianças na aprendizagem da leitura, optou pelo isolamento?
Guru- Sim e não! Sim, porque deixei de viver na cidade. Não, porque na cidade também vivia enclausurado. Tudo começava com uma caixa de cereais num T1. Depois: elevador das 7, passando pelo automóvel das 8 às 9, para continuar numa escola de 1.º Ciclo das 9 às 17. Na parte final do dia, cumpria o ritual do início da manhã, ao contrário.
Eu- Como ocupa o seu tempo num local como este?
Guru- Sou polícia do rio que corre lá em baixo, desloco-me às povoações mais próximas, faço criação de peruas, recebo amigos e leio bastante.
Eu- Quer explicar o que é ser polícia do rio?
Guru- Basicamente uso a paciência para explicar aos responsáveis de uma empresa de exploração intensiva de pecuária que o rio vale mais que 2 biliões de dólares.
Eu- Acha isso possível?
Guru- Não! É impossível. Por isso é que não me pagam. Ninguém paga a uma pessoa para fazer coisa impossível.
Eu- Que livros ou livros está a ler?
Guru- Uma coletânea de Krishnamurti .
Eu- É um autor pouco conhecido...
Guru- É! Paulo Coelho é outra coisa. É vendável. Deve conhecer...mesmo aqui nas povoações isoladas toda a gente conhece.
Eu- Sabendo que tem uma enorme experiência acumulada sobre a aprendizagem da leitura, em que idade acha que uma criança deve começar a aprender a ler?
Guru- Ao primeiro minuto.
Eu- Tão cedo?
Guru- Provavelmente está a pensar em letras, eu referia-me ao que está antes das letras. Referia-me a associar conversa a conforto.
Eu- E a ler com letras?
Guru- Logo que a criança seja capaz de gostar de ouvir ler uma história. Algumas crianças fazem exercícios deliciosos de leitura de histórias, apontando para as palavras escritas como se estivessem a decifrar. Na verdade fazem um exercício de preparação para a leitura, revelando compreender que existe relação directa entre a escrita e a linguagem verbal.
Eu- E de aprender a ler na escola?
Guru- Na escola que temos? Nunca antes dos 6 anos.
Eu- Mas algumas entram mais cedo.
Guru- Uma violência que resulta do não investimento no pré-escolar.
Eu- Que conselho daria a um professor em início de carreira?
Guru- O que posso dizer sobre isso é que se estivesse em início de carreira privilegiaria as relações inter pessoais, mesmo que para isso tivesse de perder a carreira.
Eu- Na prática o que é que isso significa?
Guru- Na prática? observaria os que se empurram para apanhar o autocarro e eu ficaria ali, ao largo, na disposição de apanhar o comboio ou uma bicicleta.
Eu- Nos dias que correm essa atitude pode implicar exclusão.
Guru- Os dias que correm são exactamente isso: Dias que correm.
Eu- Qual a sua opinião sobre a Ministra da Educação?
Guru- Lamento não ter opinião. A Ministra não alcança a montanha.






1 comentário:

Madalena disse...

Afinal quem é o Guru? É aquele gato da fotografia?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...