sexta-feira, dezembro 29, 2006

Eu desconfio

A Assembleia Municipal de Aveiro aprovou ontem a Carta Educativa do concelho. O que podia ser uma notícia animadora, para começar um ano novinho em folha, pode ser um mau presságio.

A decisão prevê o encerramento de 39 das 53 escolas existentes e a construção de 13 novas escolas.

Tomando como referência o que pelo País se tem feito, temo que todos fiquem a perder. Se pelo contrário, as Escolas forem fechadas quando estiverem criadas condições de ensino dignas, nos novos espaços escolares, e se garantirem transportes seguros com o devido acompanhamento das crianças, a medida pode mudar de figura.

Lanço aqui um desafio a quem tem o poder de decidir:

- Oiçam todos os intervenientes no processo educativo antes de decidirem o encerramento de qualquer escola.

- Invistam nas crianças. Cortar na Educação não é cortar na despesa, é cortar no investimento e atirar para os que hão-de vir a pobreza decorrente do incremento da promiscuidade e de condições precárias.

- Construam espaços escolares dignos, modernos e bem equipados; assim motivam os professores e os alunos.

- Criem incentivos para a fixação dos professores no vosso concelho. Os professores não são seres excepcionais, são profissionais de educação/ensino, que passam com os vossos filhos muitas horas durante o dia, durante muitos anos.

- Sejam ambiciosos e comprometam-se com o futuro. O Novo Ano é já amanhã.

2 comentários:

saltapocinhas disse...

E venho eu a saber disto por um blog algarvio!!

José António disse...

Não te esqueças que se trata de um algarvio que antes de descer já tinha subido. É mais um... olha: Saltapocinhas!
E porque não dizê-lo (escrevê-lo): um alentejano internacionalizado (eh!eh!). Cuidado Margarida, cuidado com as imitações, que esses paleios cheiram-me a esturro. Não deixem fechar escolas por "dá cá aquela palha", que é como quem diz: por "dá para cá mais esse dinheiro". Determinada eu sei que és e portanto, se pedem chuva, terão se senti-la no pêlo. Pelo sim, pelo não, informa-te e utiliza o teu blog para nos informares. Conta conosco para fazer chover, se for caso disso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...