quinta-feira, fevereiro 08, 2007

A Escola do rodapé azul





A Escola do rodapé azul

A perigosa generalização da ideia de ascensão social e sucesso amoroso, por prestação de serviços a revistas ditas cor-de-rosa e televisões dadas a macaquices, incutiram-nos males de sintomas ténues, mas evidentemente muito graves.


Perigosas e enganosas artimanhas de propaganda, têm ajudado a destruir valores básicos facilitadores de convivência e têm também contribuído para que hoje se verifiquem acentuadas trocas e inversões no papel que tradicionalmente cabia à Escola. Nesta, remetida a “carro vassoura” de todas as novas pedaladas, começaram a infiltrar-se e a fazer sucesso ideias de fitas e papelinhos; uma tentativa última e desmedida com o propósito de travar o resvalo.
O contributo decisivo para a minimização dos estragos, que inevitavelmente caberá à Escola, constitui um pesado tributo para todos os professores e a concorrência, via revistas com Elsa Raposo e C.ª, será feroz.


O espaço de comunicação que os professores ocupam fora dos muros das escola, tem sido seriamente encurtado. Foi também por isso que me decidi pela criação de um blog . Desafio-vos a fazê-lo. O futuro é amanhã e amanhã esses conteúdos estarão ainda mais à mão, através de telemóveis e de outros artefactos. Avancem sem medo, sejam interventivos. Se não conseguem criá-lo e alimentá-lo sozinhos (as), façam uma "vaquinha".

2 comentários:

Nilson Barcelli disse...

A escola está, de facto, em maus lençóis. E os professores, como muito bem dizes, devem fazer alguma coisa.
Para além de serem uma das partes interessadas, também são co-responsáveis pela baixa qualidade do ensino em geral.
Claro que os sucessivos governos e os pais, eventualmente os que maiores atrocidades têm cometido a favor dessa baixa qualidade, também têm de tomar uma atitude.
Isto é, ninguém melhora nada sozinho. Mas estar parado é que não...
Bom fim-de-semana.
Um abraço.

José António disse...

É exactamente isso. É preciso não ficar parado e é preciso perceber que o esforço tem de ser conjunto. Os pais... esses bacanos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...