segunda-feira, maio 14, 2007

Maravilhas à escala global


Concerteza já ouviram falar em globalização. A propósito do tema deixo aqui duas pérolas imbrincadas nessa generosa ideia.

A Apple -quem não ouviu falar no Ipod?- é a empresa de tecnologia que mais prejudica o meio ambiente, segundo o recém-publicado estudo: Greenpeace Guide to Greener Electronics. Steven Paul Jobs, mais conhecido como Steve Jobs, é um empresário de sucesso. Atentemos no seguinte:


Ocupação: CEO da Apple Inc.
Salário: US$ 1,00
Fortuna: US$ 4,9 bilhões (2006) (daí para cá já arrecadou 500 milhões).



Como se isto não fosse suficientemente grave, o rapaz já declarou que tem olhado pouco para o ambiente, mas que, com o tempo, vai olhar.



Reparem agora na evolução da cotação das acções:




Escusado será dizer que o caro Steve tem aproximadamente 7% do capital total, e que, na altura que considerar adequada irá vender. E todos têm de bater a bolinha baixa, senão ele "despeja"(vende) e os fundos de investimento (onde as pessoas põem o dinheiro que compra e recompra para engordar o senhor Steve), ressentem-se.

Só mais um exemplo para não vos maçar muito:


Quinze mil pessoas do grupo alemão D. Telekom, estão actualmente em greve contra a passagem de 50 mil assalariados para uma nova filial com condições de trabalho revistas em baixa.
A direcção da Deutsche Telekom, respondeu ao aviso de greve, ameaçando vender as filiais de serviço, em caso de ausência de acordo com o sindicato.


Ora bem, desde que o senhor Buffet (um "benfeitor" muito conhecido), comprou uma pipa de acções, aquilo tem de dar ainda mais lucro. Vai daí: milhares para a rua!




Aceito que os empresários sejam bem pagos e tenho como adquirido que as empresas são vitais para qualquer sociedade desenvolvida, mas considero estes exageros execráveis. Aliás considero que, a manter-se a lógica das acções, elas deveriam estar em grande parte nas mãos dos trabalhadores dessas empresas. A ideia que o sistema actual é imelhorável, resulta do sucesso dos abusos aqui relatados.

E não vale a pena ter ilusões, não há político que se meta com esta gente.

É só!

2 comentários:

Menina do Rio disse...

Empresário não se preocupam com meio ambiente e sim com o que podem sugar dele, não importando o rastro de destruição.

beijos

Lusófona disse...

Olá! Obrigada pela visita :)

Tens toda razão ,com essa gente ninguém pode. É uma vergonha!

Eu sou contra os super salários quer de jogadores de futebol ou cargos executivos... sou contra esse abismo que é a distribuição das riquezas... sou contra o descaso que fazem com o meio ambiente...

Tenho uma amiga blogueira que é professora o espaço dela é muito bom, chama-se sala de aula, caso queiras conhecer está na minha lista de links.

Parabéns pelo blog!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...