segunda-feira, julho 23, 2007

O Futuro

A «Escola do Futuro» foi hoje anunciada. Sócrates tirou da cartola -que é como quem diz: do congelamento das carreiras de Professores, do encerramento de mais de 1500 Escolas, das reformas que hão-de vir, dos doentes e acamados, ... - 400 milhões de euros.
O programa prevê, a partir de Setembro, a instalação de um computador, um quadro interactivo, uma impressora e um projector nas salas de aula. Segundo consta, prevê ainda controlar os alunos, dentro da sala de aula, por um sistema de vídeo vigilância.





A ideia de modernizar só peca pela vídeo vigilância e por tardia; o escândalo dos barracões, misturado com a tentativa de culpabilização dos professores pelos maus resultados, já há muito pediam um anúncio como este. Mais vale tarde que nunca.





PS: Talvez não fosse má ideia explicar melhor essa coisa de controlar os alunos pelo vídeo. Que eu saiba, os pais, quando efectuaram as matrículas dos seus educandos, não assinaram autorização para o efeito. Tem ainda um outro problema: para filmar os alunos, sem que o professor seja filmado, é preciso recorrer ao tradicional método em que o "mestre" nunca abandona a secretária. Admitindo como pouco provável tal inacção, o melhor talvez seja os professores começarem a negociar conteúdos on-line.



Me ligue: 300 300 300

2 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Então posso acompanhar as aulas dos meus filhos pela net...?
Bolas, agora é que me lembro que eles já se livraram disso.

Já tinha ouvido falar de vídeo vigilância, noutros países, desde que não houvesse oposição em cada sala de aula.
Não sei qual é o objectivo. Vigiar o professor ou os alunos?
Parece-me dispensável, em qualquer caso.

Abraço.

José António disse...

A ideia parece-me interessante. O importante é que se chegue a um acordo. Pela parte que me toca estaria de acordo em disponibilizar a coisa (salvo seja!), desde que as pessoas pagassem, no mínimo, o que pagam a tarólogas, parapsicólogos e afins. Vou estudar um preçario do tipo:
Aula 1:
Objectivo: Desenvolver o sentido da operação multiplicação.
Alunos 25
Preço por usuário: 1 euro por cada 5 minutos.
Agrada-te, ou vamos estudar outras modalidades?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...