sábado, agosto 04, 2007

A Teimosia

A propósito do concurso a professor titular, chamámos aqui à atenção para as injustiças que do mesmo poderiam decorrer, caso não fosse tida em conta a salvaguarda de pressupostos de conteúdo. De nada serviu. Insistiram na relevância do fim, subestimando a mais que provável ineficácia dos meios. Resultado: o fim veio a ser "traído" pelos meios e as injustiças ressaltam em cada escola e são abissais entre professores de escolas diferentes. A excepção que deveria confirmar a regra, tornou-se regra de excelência.

Tomemos o pressuposto teórico -amplamente difundido- que norteou a divisão da Carreira Docente: "Promover os mais experientes, os mais competentes."



Tomemos o processo: Concurso com pontuação atribuída de acordo com o grau académico (bacharéis impedidos de concorrer), experiência profissional e participação em órgãos de administração e gestão.



Tomemos agora o resultado: um professor de Freixo-de-Espada-à-Cinta é experiente e competente com 36 pontos e um professor em Paço-de-Arcos com 94 pontos não é. E não vale a pena quererem impingir a não assiduidade, porque o professor dos 94 pontos faltou metade dos dias que o professor dos 36.


A asneira poderia ter sido reduzida a metade se os professores do 10.º escalão tivessem sidos dispensados do concurso. Mas quem sabe... sabe. Sabem tanto que agora levam com o Provedor de Justiça que é para "acalmarem a tosse".


"Não posso deixar de aferir situações que se me afiguram de flagrante injustiça no quadro legal do concurso, relativamente às quais entrevejo possibilidades de actuação que deixem intocadas as expectativas de todos os docentes opositores ao presente concurso" O Provedor de Justiça

3 comentários:

saltapocinhas disse...

deve ser das ferias, mas não percebi o teu post.
como é que alguém com 36 pontos passa a titular??

José António disse...

É simples, foi a mais pontuada das que concorreram a uma vaga.

saltapocinhas disse...

xiiiiiiiiiii!
que barbaridade!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...