quarta-feira, setembro 26, 2007

07

J. é um aluno do REE que ficou retido no 1.º ciclo - 4.º ano de escolaridade - pela primeira vez. Convencê-lo e convencer o encarregado de educação, de que seria o melhor para ele, não foi tarefa muito fácil.
No final do ano lectivo transacto, depois de várias conversas informais com o aluno J. e com os pais, tudo parecia pacificamente acordado. Partilhámos com os pais a nossa convicção de que J. poderia vir a frequentar o 5.º ano (2008/09) com adaptações ao currículo, sem que isso comprometesse o seu sucesso escolar.


No início deste ano lectivo J. teve conhecimento que um aluno, com deficiência cognitiva moderada, está a frequentar o 5.º ano. Estive com J. num dos primeiros dias de aulas e o diálogo iniciou-se, sem demoras, a esse propósito.




J. - Então aquele moço que parece que tem um "rabanho" de carneiros a sugar-lhe a memória passou e eu não passei? Você "observou-se" bem isso?


Eu - Tem calma... Há coisas que tu não sabes...


J. - O meu pai tem uma 07. Ele foi lá à do contabilista e disse-lhe: "Ou tu fazes as coisas direitas ou f....-.. os cornos todos!". Depois o meu pai veio para a carrinha e disse: "Tás a ver filho... é assim que a gente faz às pessoas que não fazem as coisas direitas!".


Eu - Ouve... O M. é uma criança com grandes problemas, ele foi para o 5.º ano, mas não vai frequentar todas as disciplinas. O M. só vai a algumas aulas... Tu, quando fores para o 5.º ano vais para um "5.º ano verdadeiro!". Vais frequentar todas as disciplinas e, se continuares com vontade de trabalhar, vais conseguir passar para o 6.º ano sem problemas...


J. - Ah!... Ai ele não vai às aulas todas?




Ultimamente as minhas orações escorrem do tema: "Que a 07 encrave!"

5 comentários:

Maria disse...

Eu nem sei que te diga.
Eu sei que as notícias veiculam cenas tipo far-west, que as "matanças" nas escolas nos EEUU passam nos telejornais, mas não pode ser só isto.
Algo vai muito mal na educação que os pais dão aos meninos....

Um beijo

José António disse...

Maria do Mar, tens razão, algo vai muito mal...mas neste caso está tudo controlado. Trata-se de uma imitação indirecta sem consequências imprevisíveis.Uma coisa tipo catarse...Convém ouvir atentamente e devolver uma resposta que tranquilize. Só isso.

saltapocinhas disse...

ó pá nunca acontecem barbaridades nas escolas do 1.º ciclo!
temos o porteiro a tomar conta do portão, depois temos 2 funcionárias na porta de entrada...
Não há maneira de entrarem estranhos nas nossas escolas!

Madalena disse...

Que complicação!

José António disse...

Saltapocinhas, não sei se estás a opinar a sério. Se é a sério o que posso dizer-te é que no ano transacto, numa das escolas de 1.º Ciclo em Quarteira, um enc. de "educação" pediu para falar com um prof., aproximou-se e sem hesitações nem comentários, agrediu-o violentamente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...