quinta-feira, novembro 08, 2007

A bota e a perdigota


Estive a passar os olhos por uma das - fichas de avaliação de professores - e, logo numa das primeiras cavadelas: Agúdia!

Se ao menos, em vez de: "outro a estipular pelo agrupamento", constasse: um a eliminar pelo Agrupamento... Bem... por aí talvez se conseguisse um todo mais congruente.

Se relacionarmos B1, B2 e B3 percebemos que há uma boa dose de desconhecimento do que na realidade se passa nas Escolas. Tomemos a Escola do 1.º Ciclo de "Açafrão de Baixo": 500 alunos, 20 turmas. Em Conselho Pedagógico aprova-se a possibilidade de mudança de turma, sempre que um aluno fique retido (embora a escola aqui citada seja da ficção, a medida é comummente adoptada). Resultado: Chegaremos a 2010 com duas turmas de 4.º Ano em que a maior parte dos alunos dominam vagamente os conteúdos curriculares do 3.º Ano e, os restantes, mais de 5%, ainda não têm uma velocidade de leitura que lhe permita compreender facilmente um texto de 100 palavras. Um imbróglio: Se cumpre B1, como pode cumprir B2 e B3? E C1? Como é que C1 bate com B1? Não bate nada, nem a bota bate com a perdigota...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...