Há algum tempo, dispenso precisar quanto, uma notícia que surgiu na impressa, dava conta que os responsáveis do Ministério da Educação se teriam referido aos professores, utilizando a palavra "professorzecos". A esse propósito, alguns dirigentes sindicais deixaram "aquecer a cabeça" com o sucedido; coisa sempre do agrado da Ministra. A estratégia de criar tensão tem dado frutos e portanto, enquanto estes não apodrecerem, eles vão papando a polpa e aventando o caroço. Prefiro distanciar-me da ofensa, da Ministra e dos potenciais conflitos com os utentes (pais e alunos), para, cá do meu ponto de vista, ver os disparates que em nada têm contribuido para a qualificação do ensino e da educação. Desse ponto, do que consigo ver - e tenho obrigação de olhar, enquanto pai e enquanto professor - vejo medidas positivas, mas não deixo de ver asneiras que comprometem o essencial. A avaliação do desempenho dos docentes, para tomar uma medida recente, está a revelar-se um enorme fiasco. E é grave, pois frustra as expectativas dos professores e também as dos pais; lamentavelmente as dos mais empenhados. Errar no timing é um disparate recorrente da Senhora Ministra. Uma questão de pormenor, dirão alguns. Pois bem, saber a teoria que poderá conduzir ao sucesso no jogo do ping-pong e meter a raqueta depois da bola passar, também não deixa de ser um detalhe.
Bem fariam, treinando a bater umas bolinhas contra a parede.
Talvez convenha não esquecer que Sócrates e Zapatero têm trocado uns pontos de vista.
2 comentários:
já tinha lido e até pensava que tinha comentado!
gostei quando tu dizes "dos mais empenhados", pois é isso mesmo que se passa.
os que não querem saber, andam felizes da vida e olha que eu conheço 1 ou 2!!
A avaliação é urgente.
Para que os "felizes da vida", como a salta pocinhas disse, comecem a interessar-se de facto pela Escola.
Claro que os mais conscientes estão a passar um mau bocado...
Mas os pais agradecem o esforço (pelo menos alguns...).
Abraço.
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