sexta-feira, agosto 15, 2008

Salsichas

Um dos fortes argumentos do PS para justificar a inevitabilidade e a profundidade das reformas, fundou-se na necessidade de evitar o colapso do sistema público de educação, por via da mais que provável concorrência do sector privado. Eles aí estão! Altruísmo? ... ..., nenhum "ismo", nada disso... Como já tenho ouvido por aqui: "Negóiço!" Este tem a particularidade de, tal como os hiper's, não fechar. A pessoa paga, mas... é um descanso. Maravilha! A gente põe lá as crianças aos 3 e vai buscá-las, jovens adolescentes, aos 18, já prontinhas para a entrada na Universidade. Uma coisa tipo fábrica de salsichas ultra-moderna: de um lado mete-se o porco, do outro é só aviar.
Cada vez é mais evidente que a "mentalidade Sonae" se afasta em definitivo do povo que, apreciador do descanso, ainda verseja:

Na entrada daquela Escola

Mandei fazer um degrau,

E é por isso que nas férias

O mercado está fechau.

Vamos então à notícia:

Fundação Belmiro de Azevedo abre colégio em Setembro


O Colégio Efanor, um estabelecimento de ensino privado em Matosinhos, promovido pela Fundação Belmiro de Azevedo, vai iniciar a sua actividade em Setembro com 180 alunos distribuídos pelo pré-escolar e 1/o ciclo do Ensino Básico.



O valor da mensalidade, que varia entre os 360 euros para o pré-escolar e os 410 euros para o 1.º ciclo, inclui actividades curriculares da componente nacional e actividades curriculares de oferta local. Além da formação nacional obrigatória, serão leccionadas disciplinas como inglês e o castelhano e será desenvolvido um projecto integrado de expressões (plástica, musical e dramática). O xadrez, a natação e o transporte para visitas de estudo e actividades realizadas no exterior estão também incluídos no valor da propina mensal.

O colégio está dotado de múltiplos espaços para utilização pedagógica diversificada, tais como biblioteca, mediateca, ludoteca e sala de repouso e prolongamento. Nos períodos de interrupção lectiva e nas férias do mês de Julho, a escola assegurará a prestação de um serviço educativo e de guarda das crianças, cujo programa poderá integrar actividades desportivas, passeios, campo e praia, ateliers diversos, possibilidade de intercâmbio com crianças de outras escolas e realidades culturais (Escola de Verão).
In Sol on-line
PS: Interessante é o facto do negócio dispensar contratos de autonomia para alterações ao currículo. É para que saibam que a autonomia não se dá, conquista-se.

7 comentários:

paula machado disse...

Olá

venho lhe agradecer as palavras que deixou no meu cantinho
mas infelizmente até ao 7ºano foi um caos só no 5ºé que houve sossego
mas resta-nos a FÉ e a ESPERANÇA que este ano seja melhor

convido-o a ir passando para acompanhar as novidades

um bom domigo

um beijinho do tamanho do Mundo

brunette disse...

Só uma pergunta: descanso escreve-se assim ou como está no seu texto (2 vezes com ç)?

José António disse...

Uma pergunta tão interessante merece certamente uma resposta condizente:
Vamos por partes:
1 - Poderia ter resultado do facto de, para além de ter escançado a tarde inteira, ter aproveitado para ir provando o líquido;

X - Poderia ter sido um erro de contaminação resultante de "cansaço" (visualização da palavra escrita e fadiga);

2 - Poderia ter sido por nunca ter frequentado um colégio com filosofia e xadrez...

Agora que li e pensei sobre isso, se quiseres acertar marca o X, mas não sobre-generalizes. Caso te questionem a propósito de Almada Negreiros não mandes marcar o x. Ok?
Obrigado! volta sempre.

brunette disse...

Só uma pergunta: quem é o Almada Negreiros? rsrsrs

José António disse...

Os Almadenses - do Almada -continuarão na Divisão de Honra, caso paguem ao fisco dívidas em atraso. Os Negreirenses - do Negreiros - são pretensos (olha se me escapasse o "n")a Honra, porém, estão inibidos de estridentes manifestações, pois foram notificados que brevemente serão avaliados pelos titulares das brigadas do fisco.

brunette disse...

pois... eu é mais bolos!
Voltando a Almada Negreiros, ocorreu-me que poderia ter a ver com o Bairro Pica-Pau Amarelo, que agora está no (não na) PIA (Plano Integrado de Almada. Não? Errei de novo?

saltapocinhas disse...

gostei da "mentalidade sonae"

como serão os profes de lá?
com certeza alguém sem o menor sentido critico, daqueles que só comem e calam!!
mas vais ver os excelentes resultados!!
duvidas??

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...