sábado, novembro 29, 2008

A sabedoria


A sabedoria do "xi-xi, có-có, caganita frita"

Tornou-se moda alguns professores falarem do facilistismo da Escola Pública. E contrapõem a necessidade de uma Escola rigorosa e exigente. Até se lhes prendem as mandíbulas com a expressividade que colocam na palavra "rigor".

A ideia é gira e dá um ar de sabedoria a quem a torna discurso. Surpreende-me que não tentem responder a umas perguntas básicas: - Onde colocariam as crianças e os jovens que não acedem a tanta luminosidade? A guardar cabras? Ou no Privado?

A guardar cabras afigura-se-me difícil dada a escassez dos pastos. No privado é uma ideia a ponderar: pedirão esmola de manhã e à tarde aprendem filosofia. Está bem visto!

E há também uma outra pergunta que tem ficado sem resposta: Passam todo o vosso saber através de aulas expositivas, ou preparam assim uma coisa mais maneirinha? Pois... "xi-xi, có-có, caganita frita*".


Expressão usada pelo filósofo Flávio Caçote sempre que encontra um iluminado diarreico-verbal.

2 comentários:

saltapocinhas disse...

em relação ao blog do guinote, ele anda a publicar ideias )de jerico) para a avaliação de professores.
no outro dia um fulano tinha lá deixado uma "ideia" bastante pior que a da ministra...
ia já no comentário 78 - todos a dizer amén - quando eu comentei a dizer precisamnte o que disse aqui.
não é qua daí para a frente começou tudo a dar para trás??

e eu que detesto carneirada!!

José António disse...

Eu li... que tristeza... vale-nos ainda haver Professoras neste País com força para contrariar esses "Doutores". Eles precisavam mesmo era de um estágio com uma turma de 1.º Ano de escolaridade. Por aí é que eu começaria. Antes de serem avaliadores teriam de fazer pelo menos dois anos de estágio no 1.º Ciclo. Se ao fim de dois anos os miúdos não soubessem ler, aí teriam mais dois anos com a porta aberta ao público (de acordo com o que defendem) para identificação das necessidades de formação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...