sexta-feira, março 20, 2009

Uma avaliação mais justa

Sob a batuta de Maria do Rosário Gama, irá reunir-se de novo, em Leiria, com um grupo de PCE's. Há quem diga que poderão chegar a duzentos. A iniciativa não constitui nada de novo, como de novo nada trás o propósito do ajuntamento. Querem mais justiça no processo de avaliação e querem que a auto-avaliação valha para efeitos de classificação, independentemente da entrega, ou não entrega, dos objectivos individuais. Querem exactamente o mesmo que a Ministra vai dizer que quer, na quarta-feira, no Parlamento. Em vez de esperarem para ouvir e ver até que ponto a Ministra levaria o bluf dos processos disciplinares, na ânsia de marcarem agenda, vêm dizer umas banalidade sem jeito nem trambolho. Claro que a Ministra vai aproveitar. E eu aposto dobrado contra singelo que do discurso da Ministra da Educação sobrará o seguinte:
1 - Se os PCE's entenderem que a auto-avaliação, por referência aos documentos fundamentais (PE e PAA), é suficiente para realizar a avaliação no seu todo, então... tudo bem (como se fosse possível, face à Lei, algo ser mal);
2 - No final deste ciclo da avaliação será feita a análise com os parceiros (ela não diz sindicatos para não publicitar) e tentaremos encontrar caminhos mais justos.


Portanto, a Ministra dirá exactamente o que o grupo de PCE's veio anunciar à comunicação social que irá dizer. O Povo relembrará uma das bandeiras dos TEIP's: "Todos iguais, todos diferentes!"
Exactamente por este conjunto de factos ser previsível, sempre achei despropositado os Sindicatos não terem aproveitado a soberana oportunidade que decorreu no período de contestação séria e global. Bem poderiam ter "trocado" o simplex por horários de trabalho mais justos, por aposentações mais justas, por salários mais dignos... Não o fizeram e agora têm o simplex implementado e uma mão cheia de coisa nenhuma para negociar. O erro do sindicato compreende-se à luz da lógica política partidária, mas o erro destes PCE's (alguns com idade para serem avós) é de nos deixar de olhos em bico.

4 comentários:

Anónimo disse...

E quem se lixa é o mexilhão. No meu caso, a mexilhoa.

Anónimo disse...

Mais uma vez concordo plenamente contigo!
E que mal vai isto tudo, que se traduz num desânimo e num afastamento por tudo o que tem a ver com escola, é deveras muito triste e eu detesto sentir-me assim :(
Parabéns pelo post!

Bjs, rititi

Zé Paulo disse...

Desde que este (des)governo decidiu transformar as escolas em ATL's, com um boy ou uma "boya" como a da DREN, nem vale a pena discutir mais nada!!! Ou se anda como um cordeirinho a comer a erva com a cabeça baixa, ou então vai-se para o matadouro!!!!

25 de Abril volta.... estás perdoado.....

saltapocinhas disse...

nada a acrescentar...
este assunto cada vez me incomoda mais, tento nem pensar nisso, nem sequer me informo acerca do assunto, deixei de ler os "blogs de referencia".
o que for, soará!
(e anseio pelas eleições, é claro!)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...