sábado, julho 04, 2009

A Damaia

Hoje, a Escola da Damaia, com a "brilhante" decisão de criar turmas de nível, é notícia no jornal. Com a conivente ignorância dos pais, que vêem vantagem em separar os "bons" dos "maus" alunos, da "Escola" embarcaram no convencimento de terem descoberto a pólvora. Os professores, sedados pela bombista suicida e pela presunção de que tudo o que os miúdos aprendem a eles se deve, agarram-se à ideia de que com grupos "homogéneos" o manual escorre pela cabeça dos "putos" como compota no pão. Mesmo que escorra melhor para alguns, o mais provável é que o aumento da competição - que as "turmas de topo" potenciam - encaminhe outros para a porta do Gabinete de Psicologia (caso exista na Escola). Mas esse não será seguramente o único mal de tamanha barbaridade.
O interessante é que se formos ler o Plano Anual de Actividades desta Escola, ou o Projecto Educativo, julgaremos estar perante um romance escaldante com declarações de amor à inclusão escolar e social. Aposto dobrado contra singelo que nesses textos fundamentais não se confunde Currículo com Programa. Porém, a prática é outro Mundo e o Mundo que esta Escola vislumbra separará para sempre e irremediavelmente um talhante de um engenheiro, um jardineiro de um Director, um bagageiro de um financeiro. Como diz o outro: Isto é um nojo!

1 comentário:

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Isto é realmente um nojo!!! A minha Escola fez o mesmo com turmas de 3º ano. Os mais "fracos" estão totalmente desestimulados, não avançaram nada!!! A professora pode plantar bananeira, fazer micagem e eles continuam apáticos! Sou totalmente contra este tipo de agrupamento, não dá certo. Quando os níveis de aprendizagem são diferentes, os que estão com dificuldade sentem-se estimulados a avançar mais. PAra isso basta o professor as estimular!!!

Ótimo blog!
Parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...