terça-feira, junho 20, 2006

O seu filho vai para a Escola pela 1.ª vez?


Dicas para um bom começo:

1 - Prepare a entrada na escola, revele que se interessa pelas actividades que o seu filho irá realizar na escola.

2 - Não caia na tentação de desautorizar o professor na presença da criança, fazendo comentários pouco favoráveis. É importante que a criança tenha o professor como uma referência positiva. As crianças por vezes mentem, embora o façam sem a intenção que os adultos por vezes pensam que fazem. Fantasiar é próprio das crianças.

3 - Trate directamente com o professor os problemas que eventualmente possam surgir. Aprender implica esforço e o processo de ensino/aprendizagem não é um Mundo de facilidades.
4 - Quando levar o seu filho à Escola procure não o deixar ansioso e quando o for buscar mostre-se feliz por ele. Evite ir buscá-lo com ar de quem acabou de sair de um velório (nem sempre é fácil, mas vale o esforço). Para além do que possa dizer, um gesto revelador de carinho vale por muitas palavras.
5 - Faça-lhe perguntas sobre a Escola e, mais importante que perguntar, oiça a resposta com atenção. Não o faça como quem ouve Mp3 enquanto prepara o jantar. Oiça com atenção e vá revelando interesse.
6 - Incentive-o e compense pequenos sucessos.
7 - Ajude-o a superar os receios, fazendo com que ele perceba que sempre que necessário irá à Escola para resolver qualquer problema que surja.
8 - Mostre-lhe que vê no professor um amigo disposto a ajudá-lo.
9 - Ajude-o a perceber a importância de aprender.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...