domingo, setembro 24, 2006

A ficção dos estudos

A propósito de estudos - agora utilizam o paleio 18 (que é o dos estudos) para justificar o que queriam fazer antes dos estudos- fui avivar a memória, lendo um parecer do Conselho Nacional de Educação em http://www.cnedu.pt/ a propósito da tentativa que em 2004, foi feita para arrumar a confusão que ainda hoje teima em pairar no âmbito das Necessidades Educativas Especiais / Apoios Educativos. Todos sabemos que os alunos com NEE são cada vez mais, no entanto nada melhor que assobiar para o Image Hosted by ImageShack.uslado, que é como quem diz, fazer de conta que estão a estudar a matéria, para dividir as Necessidades Educativas, entre as que "são" e as que "não são". Às que "são", querem designá-las de "permanentes" e às outras (que o estudo virá concluir que não são), devem querer designá-las de "brushing" ou coisa que o valha. Esta gente estuda tanto que supõe nada ser melhor, que reduzir tudo à cabeça (daí a permanente e o brushing)Image Hosted by ImageShack.us. Por défice de ocorrência sensata, visionam que do estudo se possa concluir, que algumas crianças são portadoras de dificuldades de ensinagem (provavelmente os do brushing).
O que abundantemente decorre desses estudos, são conclusões; coisa que em matéria de estudo não se aconselha a ninguém de perfeiro juízo. Concluir é encerrar. É por isso que quem estuda a sério, abomina a palavra "conclusão".
Retomemos o parecer. Depois o ler só me ocorreu: Ou estes não estudam a sério, ou o estudo não agradou aos decisores. E andam a atirar-nos com a basófia dos estudos a toda a hora. Como se nós não soubessemos que, sempre que não lhes agrada, aplicam o artigo cestoImage Hosted by ImageShack.us ao estudo. Só visto!
Para rematar, duas perguntinhas inocentinhas: Em que estudo ou em que Lei se fundamentaram para criar a famigerada Comissão Coordenadora dos Conselhos Executivos? Terá sido criada para ajudar a controlar o Deficit?
Se não for o próximo congresso do PS a introduzir alguma sensatez (tenho alguma "fé"), então só nos resta passarmos de pessimistas moderados a pessimistas militantes. E quando o pessimismo se instala, nem um brushing nos põe a cabeça no lugar.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...