quarta-feira, setembro 06, 2006

Verdes são os campos...

De futebol, claro!
Image Hosted by ImageShack.us


Acho piada ao tom burocrático-ameaçador com que insinuam que vão castigar os professores que, por exemplo, pretendem faltar um dia ao exercício da actividade lectiva. Não ponho minimamente em causa que faltar deve ser um recurso para situações absolutamente excepcionais, mas a verdade é que essas situações existem. Claro que a Escola deve gerir os recursos disponíveis, no sentido de não permitir que alguma criança fique sem actividade de substituição, sempre que o professor titular da turma, não possa exercer a sua actividade lectiva. Isto é tão consensual que dispensa ameaças veladas do tipo: Um professor não pode faltar sem entregar um plano de aula! Pelo que tenho observado, não me engano de todo, se tomar como verdade que a Ministra pretende abusar da redundância, para vincar o propósito de fazer crer que é capaz.
Depois de ler o conjunto de generalidades (que vão desde mais autonomia às Escolas até à renovação do parque escolar) que a Ministra escreveu no DN, é fácil perceber que, provavelmente, para além das genéricas intenções, não existe propriamente um plano.
Nem é preciso praticar afincadamente para perceber que o que diz é tão lato, que mesmo numa receita de cozinha tradicional, não destoaria.
Autonomia
Feijoada de búzios:
Você tem autonomia total, caso não tenha búzios ou dinheiro para os adquirir em bom estado, experimente com salcicha de lata.Image Hosted by ImageShack.us Não esqueça que é preciso lata.
Renovação do parque escolar
Cataplana de tamboril:
Você tem autonomia total, caso não tenha cataplana, use um tacho em alumínio e coloque um calhau de 2 Kg sobre a tampa.Image Hosted by ImageShack.us Espere pacientemente até que a autarquia pague o empréstimo que pediu à banca, para adquirir as cataplanas em cobre, onde será cozinhado o tamboril que servirá de repasto aos dirigentes da Liga de Futebol.
Enriquecimento Curricular
Arroz de safio
Não perca tempo. O safio é um peixe rodeado de espinhas por todo o lado. Faça como fazia com o seu filho no ATL*: entregue-se a um pré-fabricado.

Image Hosted by ImageShack.us
* Ao que consta, os Ateliers vão acabar. Estaria previsto no Plano? Hummm...

3 comentários:

José António disse...

No post das permutas temos mais uma colega que deseja trocar. Vão dar uma espreitadela.

Anónimo disse...

Há que frisar junto dos pais, agora no início do ano lectivo que quanto mais papelada e horas extra-lectivas dedicar-mos à escola, menos tempo sobra para preparar-mos as aulas. Desta forma e como consequência a qualidade do ensino/ aprendizagem sairá deveras prejudicada. Estará seriamente comprometido o futuro destas crianças e da nação.
Andamos todos atarefados com reuniões e papeladas que em nada beneficiam os alunos. Estamos a esgotar-nos ainda antes da escola começar. Para quê?
O que é o enriquecimento curricular? Dado por quem? Não há professores de apoio, não há condições materiais nem espaciais para individualizar o ensino e ajudar os que mais necessitam... Estamos à espera de fazer milagres? Não acredito em medidas nenhumas, isto não vai melhorar e só se obterão resultados visíveis quando se "refizer" a imagem do professor e se lhe der a devida importância e os adequados meios para trabalhar.Pensem nisso!

José António disse...

anonymous, na verdade todos reconhecemos que perdemos demasiado tempo com burocracia ineficaz. Ninguém põe em causa que é necessário formalizar procedimentos, organizar dados (desde que sirvam oara alguma coisa útil), planificar a acção educativa, construir materiais de apoio à aprendizagem. O problema é que temos consciência que uma grande parte serve unicamente para suportar outros empregos que gravitam à volta da actividade docente. Em relação ao enriquecimento, o que posso dizer-te é que cada escola faz à sua maneira (a tal autonomia de que o Ministério se serve para sacudir a água do capote). Em algumas escolas os professores só aceitam supervisionar os projectos (de acordo com o que está no estatuto). Sem "atl" e com a confusão do enriquecimento, não tarde os pais vão cobrar. Imagina quando os pais perceberem que só há lugares para alguns. Então os outros dispensam ser enriquecidos? Aí concordo em absoluto contigo, os pais vão perceber brevemente que uma coisa é o que passa na TV, outra é a realidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...