sábado, novembro 18, 2006

Coisas da Matemática


Mais uma agressão, desta vez à dentada, ocorreu no Centro do País, no preciso momento em que elementos do Conselho Executivo de uma Escola 2-3, tentavam apaziguar os ânimos exaltados de uma "encarregada de educação".

Ocorrências similares são consequência directa do clima de hostilidade. Sobre isso não vale a pena ter muitas dúvidas e, mesmo para os que se enganem pouco, nada como passar os olhos pelos números. Previsível como a chuva no Inverno, dirão alguns. Previsível e bom para as reformas, pensarão os estrategas neo-liberais que arriscam sempre a coesão social para ver mais um zero à direita.

Porém, eu venho aqui a outros números. Operações simples...

Tomemos 3+2 =

Que sentido terá para uma criança de 5 anos?

Que é pouco significativo lá isso deve ser (já não me lembro muito bem).

Então o que pode dar algum significado a 2+3= ?

Talvez um professor com significado!




É certo que a longo prazo morremos todos, mas talvez seja conveniente não arriscar até ao limite de comprometer esta equivalência básica: Professor = Referência positiva.

2 comentários:

SaltaPocinhas disse...

Na Finlandia, país de que o nosso PM tanto gosta, não se entra para a escola antes dos 7 anos.
Por que não se copiam os bons exemplos?
Por que não se deixam as crianças ser crianças mais tempo?
Crianças com 5 anos (e até com 6) numa escola é uma violencia...
E nós somos os carrascos e também as vítimas!

José António disse...

Pois é... dá que pensar. Cinco anitos, sentadinhos e caladinhos? Hoje estive a olhar para os programas de 1.º ciclo e na verdade... é urgente pensar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...