Está quase aí um ano repleto de dias lectivos por "encetar". Das inutilidades habituais, decorrentes dos gráficos fabricados, ressaltam as proezas do costume. No papel, a exemplo de Jean-Jacques, que também Rosseau, quase tudo roça o maravilhoso. A tendência para o romance, faz da maioria dos técnicos de dados, potenciais candidatos a best - seller.
Nas escolas estamos noutra dimensão:
- Alunos, cada vez mais alunos, que por factores diversos não conseguem aceder aos conteúdos programáticos;
- Apoios educativos escassos ou inexistentes (alguém me explica porque é que no 2.º e 3.º Ciclos não são colocados professores para apoio educativo?);
- Instalações escolares degradadas e degradantes;
- Proliferação de Leis e de Regulamentações de Leis -esta trama daria provavelmente muito jeito para macramé, mas para o funcionamento das Escolas mais não faz que contribuir para emaranhar-;
- Burocracia crónica (alguém sensato me explica porque todos os anos é preciso preencher os mesmos impressos com o fim de recolher dados de que a Escola dispõe faz décadas?);
- Reuniões... muitas e extensas reuniões;
- Autonomia das Escolas: É das expressões mais utilizadas e simultaneamente mais irritantes. Sempre que se percebe que algum procedimento vai de encontro ao espírito da Lei, surge um(a) sensato(a) a justificar a coisa com a Autonomia. O que fazem os boatos...
- Titulares: Um fiasco! Afinal de contas alguns executivos arranjam maneira de deixarem titulares sem as competentes funções. Resultado: tramam os mais novos. Acreditam que essas Escolas irão ter mais vagas? Tá-se mesmo a ver...
- Órgãos de Administração e Gestão: Têm dias e, pelo que consta, é por causa da Autonomia! Interessante é que o "povo" supõe que só o Alberto João é que trata a coisa pública como se do seu jardim se tratasse.
3 comentários:
Já não acredito em nada nem em ninguém... *
Cakau, não me parece que ser completamente descrente ajude muito. Acredita em ti convictamente que vale sempre a pena. Tenho pena de não conseguir aceder ao teu blog, mas deve haver um problema com o link.
tens toda a razão, como de costume.
as escolas continuam a parecer uns pardieiros, com camaras e juntas a empurrarem obras umas para as outras!
Boa música!!
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