quinta-feira, outubro 18, 2007

Auto-estima

J. tem 9 anos e um sacrifício consubstanciado em barras de cereais, leite magro e saladas. A princípio ainda tentou dar a volta ao nutricionista argumentando que cortava a gordura de chouriço com sumo de limão, mas os oitenta e tal quilos não lhe perdoaram. Numa atitude de desespero, segundo me confidenciou, "aumentava a balança para trás", mas o exagero da inocência levou-o à dieta. Para além disso, e de acordo com o que aconselhei, faz judo e iniciou futebol numa equipa local. A esse propósito iniciámos uma conversa, da qual relevo este excerto:


J - (a propósito de outro colega de escola que pratica futebol) Eu "tava" ali espantado a ver o gajo. Dá uns "fintos" repentinos...


Prof - É... ele dá uns toques...


J. - Não é mal entendido na bola. Nem mal desenrascado!


Prof. - Pois não... Mas ele também já joga há muito tempo e tu só agora vais começar...


J. - Eu já andei a treinar lá em casa com umas balizas...


Prof. - Acho muito bem, a treinar é que se aprende. E na escola também é importante treinar!


J. - Você não sabe que eu tenho cabeça de galinha?


Prof. - Que asneira é essa? Quando tu estás atento e trabalhas até fazes umas coisas interessantes.


J. - "Atão" quer dizer que eu sou um esperto de primeira para a escola?


Prof. - Quer dizer que quando te interessas e trabalhas, consegues fazer coisas interessantes!




-Após alguns minutos-




Prof. - Toma atenção à maneira como resolveste o problema... há aí, nessa operação, uma coisa que não está bem.


J. - Eu "tou" tão nervoso de saber que tenho jeito para a escola, que já "engalfenhei" está conta de empréstimos.


Prof. - Pois... então respira um pouco...


J. - Sim!...

1 comentário:

Nilson Barcelli disse...

Há cada vez mais gordinhos e a culpa é nossa, dos pais...
Motivar os alunos será o mais difícil para os professores, os quais possuem um manancial de histórias imenso para contar, por certo.
Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...