quarta-feira, janeiro 23, 2008

Ainda a avaliação

Não me anima minimamente a guerra que se agudizou a propósito da avaliação do desempenho dos docentes. Já várias vezes aqui escrevi sob o tema, tendo como pressuposto duas ideias básicas:
1 - A avaliação é necessária;
2 - O processo deve ser rigoroso e - o mais possível - justo.


Escrito isto, vamos ao que aqui me trouxe: desta vez a Ministra perderá a batalha. E porquê? Porque cometeu dois erros graves:

1 - Não fez chegar atempadamente às Escolas as orientações para a construção dos instrumentos de avaliação;
2 - Ignorou a necessidade de reorganização dos departamentos curriculares.

Convém portanto corrigir os erros para podermos seguir em frente. É que, se para muitos a avaliação pouco interessa, para outros, a sua não realização, condiciona negativamente a possibilidade de progressão na carreira. Eu não creio que exista o propósito de voltar a congelar astutamente o morto, como creio que as "Escolas" que avançaram com o processo o fizeram de boa fé, por entenderem que seria a forma mais eficaz de evitarem bloquear as progressões por mais tempo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Com tanto erro, falta de clareza e rigor, avançar com o processo, não mostrando sentido crítico nem espírito reactivo, não se parece nada com boa-fé.
O pastor que conduz o rebanho muitas vezes muda de sentido...

José António disse...

Um das artes - comigo dois - para o pastor mudar de sentido são precisas muitas ovelhas determinadas e, de preferência, boas pastagens.

Anónimo disse...

Parece que as ovelhas determinadas - coisa rara! (algumas delas) estão no Conselho de Escolas e não em muitos conselhos pedagógicos e executivos - pelo menos na minha não!
E na sondagem, que agora nos diz que os portugueses confiam mais nos professores...

Anónimo disse...

pelo menos na minha escola não!, devia ter escrito antes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...